Muitas pessoas limitam-se a ter o router em casa e não exploram as muitas funcionalidades que oferece. Por um lado isto é perfeitamente normal, até porque desde que funcione está tudo bem. No entanto, a verdade é que se alterarmos algumas coisas podemos melhorar a nossa segurança e até a velocidade. É mais na questão de estarmos seguros que entra o UPnP. É uma tecnologia que tem como principal objetivo tornar as coisas mais simples, mas que ao mesmo tempo pode servir como porta de ataque. Assim vamos explicar-lhe o que é o UPnP e qual a razão para o desativar no seu router.
O que significa UPnP?
UPnP significa “Universal Plug and Play”. Por si só, não é um serviço malicioso – foi inventado para tornar a sua vida muito mais fácil. Na prática o UPnP permite que os dispositivos na sua rede local, ligados através do seu router, se encontrem uns aos outros. Por exemplo, se comprar uma impressora nova que funcione através de Wi-Fi, vai querer que os seus dispositivos, como computadores e telemóveis, a “vejam” e lhe enviem trabalhos de impressão.
Sem o UPnP, teria de indicar manualmente a cada dispositivo onde se encontra a impressora na rede através do seu endereço IP. No entanto, o UPnP permite que a impressora transmita a sua presença a todos os seus outros dispositivos para que possam “vê-la” e utilizá-la para imprimir. Além disso, os seus dispositivos tratam automaticamente das portas e da comunicação, permitindo uma interação mínima do utilizador para a configurar.
Porque é que o UPnP é um risco de segurança?
Infelizmente, embora o UPnP facilite que os seus dispositivos se encontrem uns aos outros, também abre a porta a outras pessoas com más intenções.
Por exemplo, veja uma câmara de interior concebida para acesso remoto. Se essa câmara tiver uma segurança deficiente e permitir que qualquer pessoa no exterior aceda à mesma utilizando UPnP um hacker pode entrar e monitorizar o que se passa no interior. Se tiver uma ideia da localização da casa na câmara, pode utilizar a informação para saber quando os proprietários estão fora.
Além disso, se um dispositivo na rede estiver infetado com malware, o vírus pode verificar se pode saltar para outros dispositivos na rede. Se o UPnP estiver ativado, o malware pode utilizar esses canais abertos para saltar para mais computadores e espalhar-se pela sua rede local.
Estes ataques são frequentes?
Se o seu router for bom, não terá UPnP sobre WAN, o que exclui a possibilidade de os hackers entrarem remotamente utilizando esta tecnologia. Estará mais suscetível a ataques através da LAN (Local Area Network – a rede local da sua casa), em que um dispositivo é infetado e se espalha pela rede.
No entanto, se mantiver os seus dispositivos protegidos contra malware, navegar em segurança e instalar um dos melhores programas antivírus, há uma boa hipótese de confiar que os seus dispositivos não espalharão vírus. Se quiser ter a certeza, pode desativar o UPnP no seu router.
O que acontece se desativar o UPnP?
Se desativar o UPnP, o seu router deixará de gerir automaticamente as portas de cada dispositivo que se liga ao seu router. Isto significa que terá de efetuar o reencaminhamento manual de portas para que os dispositivos falem entre
Como tal, terá de tomar uma decisão. Prefere a comodidade do UPnP, que lhe permite ligar dispositivos sem esforço à sua LAN? Ou está preocupado com a possibilidade de alguém utilizar esses canais para causar danos e roubar dados? Se prefere a comodidade, opte pelo UPnP e mantenha os seus dispositivos seguros; se prefere a segurança, trate manualmente do reencaminhamento de portas para que não possam ser explorados.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!