Como deve saber, o mundo das criptomoedas teve uma semana para esquecer, especialmente a Bitcoin, que em menos de 24 horas, desvalorizou mais de 10 mil euros nos mercados, chegando a tocar nos 26 mil euros.
Claro que entretanto, as coisas parecem ter estabilizado, mas é inegável que o mundo das criptomoedas parece estar numa tendência negativa, curiosamente, depois de vários meses de ganhos históricos.
Desastre nas criptomoedas? Fim do mining? O que se passa?
Portanto, a Bitcoin perdeu cerca de 30% do seu valor em menos de 24 horas, chegando ao seu valor mais baixo desde o fim de Janeiro deste ano. Entretanto, o Ethereum desceu para menos de 2000$, uma queda de mais de 40%, e por fim, ainda temos a Dogecoin de Elon Musk, que também caiu mais de 40% num único dia, estando agora estável nos 30 cêntimos ($).
Uma queda, que como deve imaginar, levou muitos investidores ao pânico, bem como vários miners que têm passado todo o fim de 2020 e início de 2021 a comprar hardware sobrevalorizado, para tentar ir atrás do lucro das criptomoedas.
Esta situação de pânico levou ao colapso de algumas das plataformas de trading mais famosas da Internet, como a Coinbase e a Binance!
Aliás, a Binance viu-se obrigada a suspender a venda de Ethereum e ERC20. Isto enquanto a Coinbase foi abaixo, avisando os utilizadores que existe uma investigação em curso para apurar o que aconteceu. Para ter noção do que aconteceu, cerca de 50 mil milhões de dólares desaparecem do mercado das criptomoedas… Em apenas 1 ou 2 dias.
Além disso, quem vendeu moedas nesta ‘crise’, está agora com dificuldades em transferir o seu dinheiro para as contas bancárias ‘normais’.
Será o fim da Bitcoin?
Óbvio que não, a Bitcoin veio para ficar. No entanto, é impossível não olhar para o elefante na sala… A maior criptomoeda do mercado sofre de uma volatilidade assustadora, ninguém sabe muito bem quem foi o criador do sistema, e a sua estrutura descentralizada tem muito de bom, mas também muito de mau… Etc… Além de tudo isto, e das suas valências, infelizmente, é uma moeda que em vez de ser utilizada pelas suas vantagens, está a ser usada como uma ferramenta especulativa.
Ainda assim, apesar deste ‘crash’, muitos especialistas do mercado acreditam que os valores vão recuperar. Ou seja, que o ciclo Bull está para se manter durante mais algum tempo. (O termo Bull ou Bullish serve para descrever os momentos positivos ou o sentimento dos investidores em relação a um determinado ativo.)
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!