Esta semana chegaram várias novidades à app de Mensagens da Google. No entanto também houve tempo para um desaparecimento. Curiosamente trata-se de uma funcionalidade interessante conhecida por composição mágica.
Desapareceu uma função da app de Mensagens da Google!
A partir de hoje, vários smartphones com a versão beta mais recente (20231031_01_RC00), já não mostram a função de composição mágica a aparecer à esquerda dos campos de texto nas conversas. Isto acontece mesmo apesar desta funcionalidade ainda estar disponível em Definições > Sugestões. A questão é que ligar/desligar esse botão não faz nada como refere o site 9to5Google.
Este retrocesso é provavelmente um bug e pode ser resolvido através de uma atualização do lado do servidor.
No entanto, apesar da ausência que referi acima, chegou uma grande novidade. Trata-se de uma nova experiência de emparelhamento de dispositivos baseada na Conta do Google.
Atualmente, para utilizar a versão web do Google Mensagens tem de abrir o menu de sincronização de dispositivos no seu smartphone e digitalizar um código QR que é apresentado no computador. É mais ou menos como funciona o WhatsApp e outras apps semelhantes.
Nas últimas semanas isto tem vindo a mudar. Assim, as novas versões beta da aplicação de Mensagens da Google têm feito progressos constantes numa nova forma de emparelhar o telefone e o browser sem necessidade de digitalizar um código QR. Utilizando a última atualização, a versão 20231017, ativou-se à força o menu de sincronização de dispositivos renovado. Aqui se inclui um botão “Mudar para a sincronização da Conta Google”. Ao tocar no botão, é apresentada uma página diferente que diz para simplesmente “iniciar sessão na mesma Conta Google” para emparelhar o novo dispositivo.
Para além disso o Google Messages também está a lançar mais amplamente o gravador de voz atualizado. No entanto, isso está a acontecer de forma fragmentada. Destaca-se também uma nova linha “Não Lido” na conversa, que mostra melhor o que acabou de chegar.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!