A notícia de que a Apple iria abandonar os processadores Intel para apostar nos seus próprios designs e posterior lançamento dos primeiros é seguramente uma das mais coisas que mais marcou a indústria tecnológica em 2020.
Afinal de contas, estamos a falar de uma decisão que poderá ter um grande efeito no mundo dos computadores nos próximos anos. Aliás, a própria Apple já está a preparar um novo SoC para dar vida a versões ainda mais poderosas dos seus computadores Mac em 2021. E pelos vistos, também está a desenvolver um gigantesco processador de 32 núcleos para um Mac Pro em 2022!
Depois do sucesso do M1, a Apple já olha para processadores de 32 núcleos!
Portanto, o Apple M1 é muito provavelmente uma das histórias de maior sucesso no mundo dos semicondutores dos últimos anos. Afinal de contas, estamos a falar de um processador capaz de tirar a Apple das mãos da Intel, ao mesmo tempo que oferece o dobro da autonomia e uma performance de fazer inveja. Claro que existem algumas dificuldades associadas a este salto de grandes proporções, mas também parece óbvio que estamos apenas a falar de uma curta fase de transição, com muito sucesso à espera da empresa da maçã quando esta chegar ao fim.
Dito tudo isto, como as coisas não podem parar, parece que a Apple já está a preparar processadores de 16 núcleos e 32 núcleos para dar vida a uma nova geração de MacBooks Pro, iMac Pros e Mac Pros. A ideia é lançar estes produtos em 2022, mas também tudo irá depender do sucesso dos recentes MacBooks baseados no chip M1. Se a coisa correr bem, quem sabe… Até poderão chegar mais cedo do que o esperado.
Entretanto, é esperado que a Apple lance uma versão melhorada do SoC M1 na primavera de 2021, de forma a dar vida a uma nova geração de MacBooks. Estes portáteis também deverão contar com o novo design que a Apple anda a preparar há alguns anos.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!