PC: Fabricantes querem limitar upgrades. PorquĂȘ? Dinheiro!

Ainda se lembra dos bons velhos tempos em que podia trocar a memória RAM, SSD e até a bateria do seu portåtil? Em alguns modelos, até era possível trocar o CPU ou o GPU, sem grandes problemas.

Eram belos tempos nĂŁo eram? Pois… JĂĄ nĂŁo voltam!

Ao fim ao cabo, cada vez mais Ă© normal ver portĂĄteis ultraleves, e ultrafinos, onde a reparação Ă© cada vez mais impossĂ­vel. Partiu? Ou Ă© demasiado lento? Bem… Tem bom remĂ©dio! VĂĄ Ă  loja mais prĂłxima e compre novo.

Estamos a falar de uma tendĂȘncia que nĂŁo Ă© apenas uma consequĂȘncia dos tempos, devido Ă  procura por modelos finos e leves. É tambĂ©m algo que as fabricantes querem ver no mercado, por ser muito mais lucrativo do que fazer upgrade, ou reparar modelos antigos.

Mas… verdade seja dita, jĂĄ estamos a chegar ao rĂ­diculo.

Dell abriu os braços ao DDR5… Mas foi para limitar upgrades!

RAM, DDR5, Dell

Portanto, ao que tudo indica, quem decidir comprar o novo portĂĄtil Precision 7670 da Dell, vai ver a sua vida um pouco limitada no campo dos upgrades. Afinal de contas, a fabricante decidiu utilizar um tipo de memĂłria RAM DDR5 proprietĂĄrio (“MĂłdulo de MemĂłria Anexado Ă  CompressĂŁo” – CAMM). O que significa isto? De forma muito resumida, Ă© um tipo de memĂłria RAM que apenas a Dell fabrica.

Entretanto, segundo a Dell, o uso deste formato serve para poupar espaço dentro da mĂĄquina. Mantendo o mesmo exato nĂ­vel de performance, ao mesmo tempo que se evitam soldas. O problema Ă© que isto acaba por dar muito jeito Ă  fabricante... Ao fim ao cabo, se quiser mudar de memĂłria, vai ter sempre de recorrer Ă  loja da fabricante. Isto, se esta quiser vender os mĂłdulos ao pĂșblico.

Isto significa, que deixa de ter acesso Ă s vĂĄrias alternativas, potencialmente mais baratas, no mundo da memĂłria RAM. Se quiser fazer um upgrade, vai pagar aquilo que a Dell quiser. Ao fim ao cabo, nĂŁo vai ter outra escolha.

A Dell estĂĄ a pensar utilizar esta estratĂ©gia noutros portĂĄteis da sua gama. Mas o mais assustador… É se a moda pega! Consegue imaginar cada fabricante com a sua prĂłpria solução? 

Ao seguir a Leak no Google NotĂ­cias estĂĄ a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também