Dash Cams: ter uma câmara no carro pode ser muito perigoso!

referimos na Leak a importância das dash cams e aquilo em que podem ajudar. No entanto, esta é uma questão controversa. É que optar por colocar uma câmara no carro também pode ser perigoso de acordo com os especialistas da International Drivers Association.

Dash Cams: ter uma câmara no carro pode ser muito perigoso!

Dominic Wyatt, especialista em automobilismo da International Drivers Association, afirma: “Acha que uma câmara de painel irá protegê-lo, mas em alguns casos, ela pode virar-se e ser usada contra si.”

Embora as dash cams sejam frequentemente comercializadas como essenciais para a segurança rodoviária e proteção legal, elas apresentam desvantagens significativas que muitos condutores ignoram.

Preocupações com a privacidade

As câmaras Dash gravam continuamente vídeo e áudio, o que pode comprometer a privacidade do condutor e dos passageiros. De acordo com um relatório da Facit, gravar conversas sem consentimento pode violar as leis de escuta telefónica. Embora o motivo possa ser a segurança, a gravação constante pode levar a violações de privacidade não intencionais e questões legais.

Implicações legais

Em alguns países as imagens da câmara podem ser usadas como prova em tribunal, até mesmo contra o proprietário do carro. Os condutores muitas vezes esquecem que as imagens podem exibir as suas falhas de condução ou infrações de trânsito. Além disso, as leis e regulamentos relativos ao uso de câmaras de painel variam significativamente de país para país, tornando mais fácil infringir a lei involuntariamente.

Falsa sensação de segurança

Muitos condutores presumem que as dash cam os protegerão automaticamente em caso de acidente. No entanto, as filmagens da câmara do painel não são infalíveis e às vezes podem perder momentos críticos devido a limitações de armazenamento ou duração da bateria.

Vulnerabilidade a hackers

Especialistas em segurança informática da ItEdgeNews já revelaram que os hackers podem aceder a feeds de vídeo da câmara do painel, obter informações confidenciais ou até mesmo alterar imagens. Com o aumento dos dispositivos conectados, garantir a segurança informática continua a ser um desafio significativo, tornando as dashcams suscetíveis ao acesso não autorizado.

Riscos de distração

Operar uma câmara pode tornar-se uma distração adicional para os condutores. Ajustar as configurações ou lidar com problemas técnicos durante a condução desvia a atenção, o que aumenta a probabilidade de acidentes.

Seja como for a chave é pesar os benefícios e os riscos. Os especialistas referem que embora as câmaras possam fornecer evidências úteis, não se devem considerar como o único meio de proteção. Em vez disso, os condutores devem manter bons hábitos de condução e estar cientes das leis e regulamentos locais que regem o uso destes sistemas.

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também