As formas de comunicação evoluíram muito nos últimos anos. Assim passámos de ter as chamadas e as SMS para podermos enviar todo o tipo de mensagens através de diferentes plataformas. Em Portugal e praticamente em todas as partes do mundo o WhatsApp é um dos serviços mais utilizados. Permite enviar mensagens por texto mas também oferece outros formatos, como as videochamadas ou as mensagens de voz. Neste campo muitos gostam do formato mais tradicional. No entanto, outros preferem as mensagens de voz. Mas sabia que quem abusa das mensagens de áudio tem uma personalidade marcada por características especiais?
Esta é a personalidade de quem abusa das mensagens de áudio!
As mensagens de áudio no WhatsApp são uma das funções mais utilizadas. Na prática enviamos uma mensagem falada, o que tem várias vantagens, especialmente em termos de eficiência da comunicação, porque nos permite ser muito mais diretos e claros quando dizemos algo.
No entanto, há pessoas que abusam do áudio. Seja o que for que lhe vão dizer, enviam-no por mensagem de voz, mesmo que seja um simples “vou sair agora”. A forma como utilizamos os nossos telemóveis revela muitas características sobre nós e a nossa personalidade.
Multi-tarefa
Para quê perder tempo a escrever, se pode dizê-lo com palavras, estas pessoas aproveitam a facilidade de enviar um áudio para, entretanto, estarem a fazer outras coisas como passear o cão ou cozinhar.
Comunicadores expressivos
Muitas vezes, uma imagem vale mais do que mil palavras, por isso, com um áudio acontece o mesmo, não é a mesma coisa mostrar raiva ou alegria com a sua voz, do que com uma mensagem.
Valorizam as comunicações pessoais
Ouvir a voz de um ente querido gera uma ligação muito maior e, neste mundo digital, esta personalidade está a perder-se por causa dos ecrãs, mas o envio de uma mensagem áudio combate esta situação, tornando a mensagem muito mais pessoal.
São comunicadores confiantes
Enviar um áudio, a não ser que dure 10 minutos (algo que devia ser ilegal), é algo que tem de ser direto e, para isso, tem de saber o que vai dizer. As pessoas que enviam constantemente memorandos de voz estão confiantes de que o que dizem será ouvido e compreendido pelos outros.
Valorizam a comunicação não-verbal
A diferença entre texto e áudio é clara, quando se trata de falar, até os silêncios ajudam a perceber o que quer dizer, por isso as pessoas que respondem sempre com mensagens de voz são normalmente pessoas que dizem coisas mesmo quando não estão a falar.