Desde que começou a conduzir até agora é natural que se tenha habituado a uma série de hábitos. Talvez lhe tenham sido ensinados pelo seu instrutor ou pelos seus pais, ou talvez lhe tenham parecido os mais sensatos. No entanto, por uma razão ou outra, um grande número de condutores em todo o mundo tende a adquirir maus hábitos ao longo da sua vida de condução. Isto quer devido a alguns mitos, quer porque as formas correctas de fazer as coisas parecem demasiado rigorosas. No entanto a verdade é que pode estar a danificar o seu automóvel sem sequer se aperceber.
Pode estar a danificar o seu automóvel sem se aperceber!
Pé sempre encostado aos travões
Se é um condutor muito cauteloso, é provável que mantenha o pé encostado ao pedal do travão em vez de no apoio para os pés. Tudo para que possa carregar nele a qualquer momento. O principal objetivo dos travões é, obviamente, abrandar e parar o carro. Mas isso não significa que devam estar sempre accionados, especialmente quando o motor está a ser acelerado.
Carregar no pedal do travão, mesmo que ligeiramente, provoca um desgaste desnecessário das pastilhas de travão e dos rotores ou tambores. Os pedais do travão e do acelerador não devem ser accionados ao mesmo tempo . Carregar nos travões enquanto os rotores estão a girar a fundo faz com que os travões sobreaqueçam, o que, por sua vez, reduz o seu poder de travagem. Se continuar a fazer isto, acabará por aumentar a probabilidade de os travões falharem subitamente enquanto está na estrada. Isto pode levar a paragens mais frequentes na oficina mecânica ou, potencialmente, a um acidente de viação.
Sobrecarga
Quando se tem um carro grande com uma bagageira grande, pode sentir-se tentado a utilizar essa bagageira como uma espécie de unidade de armazenamento. No entanto, embora o objetivo principal da bagageira seja transportar coisas, não foi concebida para transportar um barracão inteiro de coisas 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Todos os automóveis têm um limite especÃfico para a quantidade de peso adicional que podem transportar, seja na bagageira ou nos bancos traseiros. Se exceder esse limite, sobrecarregando o seu carro com tralha, isso pode começar a afetar as funções do seu carro. Por um lado, o peso extra requer mais potência para ser transportado, o que significa que o seu carro gasta mais rapidamente o combustÃvel armazenado para compensar – como resultado, diminui a quilometragem de combustÃvel. O maior peso do topo também coloca uma tensão extra nos pneus, na suspensão e na transmissão do automóvel, aumentando a probabilidade de falha mecânica.
Acelerar nas lombas
O objetivo das lombas em áreas residenciais é dissuadir suavemente os condutores locais de descerem uma pequena estrada a toda a velocidade, pondo potencialmente em perigo os peões. Alguns condutores encaram as lombas mais como uma sugestão do que como uma regra. Assim optam por as atravessar a toda a velocidade. Mesmo pondo de lado o risco de colisões de veÃculos numa rua residencial, fazer isto é terrÃvel para a suspensão do seu automóvel.
Embora passar uma vez por lombas não vá dar cabo de nada, se o fizer várias vezes coloca uma tensão constante no sistema de absorção de choques do seu automóvel. Os automóveis normais não foram concebidos para saltar da estrada desta forma. Assim um impacto forte e repentino, tanto do embate na lomba como da aterragem, pode fazer com que os amortecedores se deformem ou tenham fugas. Isto, por sua vez, pode provocar danos nos sistemas de direção e de escape, à medida que o carro começa a ter problemas.
Deixar o depósito de combustÃvel quase vazio
Se não tiver dinheiro para reabastecer o seu carro quando o aviso de combustÃvel baixo acender, pode sentir-se tentado a continuar a conduzir até o depósito ficar completamente vazio. No entanto, isso é desaconselhável, e não apenas porque pode acabar no meio da autoestrada sem combustÃvel.
O sistema de admissão de combustÃvel do seu automóvel depende de um determinado nÃvel de combustÃvel para manter a pressão. Quando há pouco ou nenhum combustÃvel no depósito, o sistema de admissão tem muito mais dificuldade em aspirar o combustÃvel, o que sobrecarrega e sobreaquece o sistema de bombagem. Isto pode danificar o seu automóvel. Além disso, se forçar a admissão a aspirar do fundo do depósito, pode acabar por ter um entupimento de combustÃvel causado pelos pequenos pedaços de metal que se depositam no fundo. Para evitar estes danos potenciais no seu veÃculo, é melhor manter sempre um mÃnimo de um quarto de depósito de combustÃvel.
Ignorar o travão de mão
É um equÃvoco comum pensar que o travão de estacionamento/emergência do seu veÃculo só precisa de se accionar quando o carro está estacionado numa superfÃcie inclinada como uma colina (e em situações em que os travões normais não funcionam). Ao estacionar numa superfÃcie plana, muitos condutores limitam-se a colocar a alavanca de mudanças em “park” e ficam por aÃ. No entanto, mesmo que esteja estacionado num local completamente plano, deve sempre acionar o travão de mão.
Quando se coloca a alavanca de mudanças em “park”, um pequeno pino, chamado de lingueta de estacionamento, bloqueia as engrenagens da transmissão. Se não engatar o travão de estacionamento, todo o peso do seu carro é colocado neste pequeno pino de metal, o que não é bom para ele. Engatar o travão de estacionamento retira a pressão e bloqueia as rodas, assegurando que o carro não pode rolar sem vigilância. O travão de estacionamento também pode começar a corroer e a bloquear. Isto se não for utilizado regularmente, o que significa que é mais provável que falhe quando precisar dele.
Assim tenha cuidado tudo isto para não danificar o seu automóvel.
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