Neste momento está a ocorrer uma depressão isolada em altitude, associada à tempestade que atingiu Espanha e que agora se encontra a oeste da costa. Uma vez que este tipo de sistema é difícil de prever, de repente podemos ter de lidar com algumas situações referentes à presença do DANA em Portugal com que não estávamos a contar como faz questão de destacar a página os Monhacas no Facebook que acompanha todas as situações de trânsito em Portugal e não só. Para que não tenha problemas tenha muita atenção a isto na condução.
No exercício da condução de um veículo existem sempre muito pormenores a ter em atenção antes, durante e após a condução. Desta forma, para que tudo corra em segurança é necessário levarmos em consideração as mudanças atmosféricas.
Assim sendo, é nos dias de chuva que “em regra” acontecem mais acidentes na estrada. Especialmente nas primeiras chuvas que tendem a “levantar” o óleo e outras substâncias que estavam na estrada.
Visibilidade
Ora bem, por regra, quando chove a visibilidade reduz bastante e isto é algo a ter muito em conta. A solução é ligar os faróis do seu carro, para conseguir não só ver melhor as sinalizações na estrada, mas também, para ficar visível para os outros veículos de forma a evitar males maiores.
Aquaplanagem
Este é um dos perigos mais frequentes nos dias de grande afluência de chuva e é onde os condutores costumam ficar mais nervosos. Afinal, a aquaplanagem é quando o seu veículo perde a tração e até o controlo ao passar por poça de água.
Assim sendo, tenha em atenção que um dos maiores erros, neste caso, é pisar o travão do seu carro! Aliás, o melhor a fazer quando sente o seu carro a fazer aquaplanagem, é tentar manter a calma, sem travar e sem acelerar o veículo, o melhor é manter o volante a apontar na direção que desejar seguir e esperar. Deste modo o carro vai voltar a ganhar o controlo sozinho ao encontrar novo contacto com o asfalto.
Distância de segurança
Quando tiramos a carta de condução, aprendemos que existem distâncias que devemos dar aos veículos à nossa frente. Algo que podemos nem sempre dar muita importância, mas que é deveras importante nos dias de chuva.
Desta forma, o melhor é manter uma distância superior ao habitual nos dias de chuva de forma a garantir que consegue travar em segurança!
Velocidade
Pois bem, este é um dos pontos mais importantes de sempre e ganha principal destaque nos dias de chuva. Dito isto, a verdade é que nestas condições o ideal é circularmos a menos 10km/h ou até menos sobre o limite legal estipulado na estrada. Se a estrada é de 90, será boa ideia circularmos a 80.
Com uma boa redução da sua velocidade vai, não só, reduzir as hipóteses de acidente com outros veículos ou sozinho como também reduz as hipóteses de aquaplanagem e de perda do controlo do seu carro.
O segredo aqui é conduzir de forma defensiva de forma a garantir que está sempre no controlo do seu veículo.
Ultrapassagens
Um dos maiores erros num dia de chuva é querer efetuar uma ultrapassagem rápida. O problema aqui é que se a ultrapassagem requerer uma aceleração vigorosa do veículo, a hipótese de perder o controlo ou de acidente também vai aumentar.
Assim, para reduzir o risco de qualquer perigo, apenas ultrapasse se for necessário e numa zona que garante uma ultrapassagem segura, especialmente longe das curvas.
Vidros e Peões
Num dia de chuva o cuidado em não ter o seu vidro embaciado tem de ser maior. No entanto, nem sempre o sistema de ventilação do seu veículo pode estar nas melhores condições ou ser capaz de garantir isto. Se este for o seu caso, o melhor é guardar um pano que o irá ajudar a limpar pelo menos a zona do condutor.
Desta forma, vai garantir a visibilidade na sua condução e, claro, que vê todos os perigos na estrada, incluído os peões que em dias de chuva podem ter reações diferentes. Todas as pessoas querem fugir da chuva!
Em suma, como podemos ver é necessário aumentar os cuidados quando estamos a conduzir em dias de chuva. Afinal de contas, o piso molhado e com resíduos estranhos torna-se muito perigoso. Especialmente se tudo isto afetar a visibilidade das marcações no asfalto, que é recorrente nas cidades.
Com o DANA em Portugal tenha todos estes cuidados na condução. O que importa é mesmo chegar seguro!
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!