DANA a caminho: já amarram carros aos postes para proteção!

Ninguém esquece a terrível tempestade que assolou Espanha e que provocou o caos em diversas cidades, em especial Valência, onde infelizmente tantas pessoas perderam a vida. Agora está uma nova DANA a caminho de Espanha e que irá afetar também Portugal. É um fenómeno conhecido igualmente por Gota Fria, e as pessoas ainda não tiveram tempo de se refazerem do que aconteceu. Aliás o medo continua a ser tanto que já quem amarre carros aos postes para proteção. É o que revela a imagem que chegou à Internet partilhada pela conhecida página Os Monhacas, no Facebook que ajuda as pessoas a chegarem bem ao seu destino.

De facto, nas fotografias partilhadas pelos Monhacas é possível vermos automóveis embrulhados numa espécie de película transparente, eventualmente para tentar proteger os veículos ao máximo dos danos causados pela água e amarrados com correntes a um poste. Lembro que na altura da tempestade que assolou Valência muitos carros foram levados pelas águas, sendo que alguns ainda nem sequer foram encontrados. Deste modo as pessoas tentam recorrer ao que podem.

dana a caminho: já amarram carros aos postes para proteção!
Fonte: os Monhacas
dana a caminho: já amarram carros aos postes para proteção!
Fonte: os Monhacas
dana a caminho: já amarram carros aos postes para proteção!
Fonte: os Monhacas

A principal causa da chuva intensa é provavelmente um fenómeno meteorológico anual conhecido como “gota fria”. Também é por vezes chamado de “DANA”, o acrónimo de “Depressão Isolada de Altos Níveis”, ou depressão isolada a grandes altitudes.

O que é a DANA ou gota Fria?

A DANA ocorre quando o ar frio desce sobre as águas quentes do Mar Mediterrâneo. Isto provoca instabilidade atmosférica, fazendo com que o ar quente e húmido à superfície do mar suba rapidamente, levando à formação de nuvens densas e altas numa questão de horas. Estas nuvens despejam então fortes chuvas em algumas regiões de Espanha.

atenção: dana está a caminho de portugal. o que esperar?

A ocorrência deste fenómeno meteorológico está relacionada com a corrente de jato polar. Trata-se de uma corrente de vento rápida nos níveis elevados da troposfera (a camada mais baixa da atmosfera terrestre) que circula de oeste para leste e separa o ar frio polar do ar quente tropical.

Muitas vezes, uma bolsa de ar frio separa-se da corrente de jato polar e colide com o ar mais quente sobre o Mar Mediterrâneo, o que dá origem à DANA.

O fenómeno é comum em Espanha e coincide normalmente com o início do outono e da primavera no Mediterrâneo ocidental.

No entanto, os especialistas sugerem que as gotas de frio se tornaram mais frequentes e intensas nos últimos anos. Além disso, o fenómeno também se espalhou mais geograficamente.

Esta situação deve-se em parte ao aumento das temperaturas globais. O ar mais quente consegue reter mais humidade, o que, por sua vez, resulta em chuvas mais intensas. O aumento da temperatura da superfície do mar Mediterrâneo também agravou a situação. Em agosto, o mar atingiu a temperatura mais elevada de sempre.

atenção: dana está a caminho de portugal. o que esperar?

Zonas mais afetadas?

As áreas mais susceptíveis nos próximos dias com a DANA a caminho são o Mediterrâneo e o sul da Península.

No caso de Portugal apenas os distritos de Bejo e Faro estavam sob aviso entre as 06h00 e as 12h00 de quinta-feira e entre as 06h00 as 15h00 de sexta-feira. Agora Lisboa e Setúbal estão também em alerta entre as 12h00 e as 18h00 de quinta-feira.

Com a DANA a caminho todo o cuidado é pouco e as pessoas recorrem ao que podem.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também