O Dacia Spring é um automóvel extremamente interessante, porque quando chegou pela primeira vez ao mercado em 2021, tornou a mobilidade elétrica muito mais acessível a vários tipos de condutores, especialmente aos condutores Portugueses. Este é o elétrico mais vendido em Portugal (para particulares), e apesar do facto de não ser um automóvel pronto para todo o tipo de utilização, é incrível para circuitos curtos ou citadinos com a sua autonomia superior a 200 quilómetros.
Pois bem, caso não saiba, vamos ter um novo modelo do Dacia Spring no mercado dentro de muito em breve. Já o fomos conhecer, e também já o conduzimos!
Dacia Spring: O elétrico mais barato do mercado está a chegar. Já o testámos!
Portanto, desde o seu lançamento, o Spring tem vindo a evoluir, e até já recebeu um motor mais potente (65cv) em 2023, isto sempre com o grande objetivo de se manter como o elétrico mais acessível do mercado.
Agora, a manter a mesma bateria, e os mesmos motores, o Dacia Spring evolui como um carro mais bonito e mais moderno, com um design mais próprio da identidade atual da marca, e claro, muito mais tecnologia, seja esta focada na conectividade, ou na ajuda à prática da condução.
No fundo, fica a ideia de que o Spring se afasta da imagem de carro “Barato”, para se posicionar como uma alternativa a sério no mundo eletrificado.
O novo Dacia Spring parece ser mais carro e menos um brinquedo.
Design e Tecnologia.
O novo Dacia Spring é agora um carro mais “giro”, mais interessante, tudo graças a linhas mais robustas, uma assinatura luminosa LED em forma de Y, e remoção de elementos decorativos que já não faz sentido. É um carro que parece e se sente mais aerodinâmico.
No interior também temos muitas mudanças, e até uma grande melhoria na qualidade de construção, especialmente na consola central. Porém, claro que, continuamos a ter uma filosofia muito Dacia, ou seja, um interior com plásticos rijos, parafusos visíveis, entre muitas outras coisas que podemos dizer que são detalhes. Mas, a Dacia é exatamente isto, cortar nas coisas menos importantes, para oferecer algo mais barato mas ainda assim incrível para a condução do dia-a-dia.
Agora temos um painel de instrumentos digital (Virtual Cockpit) com 7 polegadas, bem como uma central multimédia de 10 polegadas nos modelos de topo. (Suporte a Android Auto e Apple CarPlay sem fios, standard).
Também existe um sistema V2L (Vehicle to Load), que basicamente permite a utilização da energia da bateria do carro para ligar outras coisas. No caso do evento da Dacia em Bordéus, bebemos um café Nespresso a partir de uma máquina ligada ao Spring. Mas, num exemplo menos “brincalhão”, pode ir acampar e ligar um grelhador elétrico, luzes, etc… Tudo a partir do Spring. Como é óbvio, existem modos de segurança para garantir que não fica a pé (sem bateria).
Espaço!
Tal e qual como o modelo anterior, o Spring é uma espécie de mini-SUV.
Por isso, mesmo que não seja um portentoso do espaço interior, tem de ser prático nesta parte da “coisa”. Sendo exatamente por isso que o Spring oferece a melhor capacidade de armazenamento da sua categoria, com 308 litros no porta-malas (1.004 litros com os bancos traseiros rebatidos) e quase 33 litros adicionais em compartimentos internos.
Também temos a adição de acessórios inteligentes, para otimizar ainda mais o espaço interior do veículo. (Como é o exemplo do sistema YouClip da Dacia).
Em termos de tamanho puro e duro, temos 3.70m de comprimento e um raio de viragem de 4.8m. É um carro que não é obviamente incrível na sua performance ou dinâmica, mas que é muito ágil e fácil de conduzir. Em cidade, a direção é tão leve que quase se assemelha a uma pena.
Motor e Performance
O Spring está disponível com duas motorizações em que a bateria é exatamente a mesma (28.6kWh). Uma com 45cv e outra com 65cv. Porém, como deve imaginar, o foco é apenas e só a eficiência energética. Sendo exatamente por isso que o novo Spring pesa menos de uma tonelada, com o motor de 65cv a ter um consumo quase sempre inferior a 13.5 kWh/100 km. (O motor de 45cv é ligeiramente menos eficiente).
- Nota: O motor de 65 cv/48 kW está disponível nas versões Expression e Extreme do Novo Spring. Isto enquanto o motor de 45 cv/33 kW está disponível na versão de entrada Essential.
Teste!
O Spring chegou-nos às mãos a marcar 218 quilómetros de autonomia com o Ar Condicionado ligado. Um valor interessante, visto que a Dacia promete 225 quilómetros com a bateria a 100%. (Porém, como sempre, este número vai depender da sua condução. Se tiver o pé pesado, as médias vão aumentar, e como qualquer carro no planeta, os consumos vão aumentar).
Dito isto, fizemos dois percursos, o primeiro de mais ou menos 2 horas, com o segundo a ser de mais ou menos 1 hora. A conclusão foi sempre a mesma. Um carro muito interessante para trajetos curtos, para ir para o emprego, ir buscar os miúdos à escola, etc…
A autonomia é exatamente aquela que está descrita, e temos agora imensas ajudas à condução como sensores, câmaras, sistema de controlo de faixa, monitorização de placas de velocidade para que não seja apanhado em excesso de velocidade, etc…
Como dissemos em cima, este não é um carro dinâmico ou cheio de potência. Porém, não deixa de ser um carro elétrico, e como tal, vai ser sempre um automóvel muito ágil no trânsito, especialmente nos arranques.
A nível de conforto, nota-se perfeitamente melhorias face ao modelo antigo. Porém, se for uma pessoa alta como eu (1m90), podia ser um pouco mais confortável se o banco fosse um bocadinho mais para trás, e o descanso para o pé esquerdo fosse um pouco maior. Ainda assim, para o propósito do carro, está excelente.
Pode comprar um Spring a partir dos 16.900€ em Portugal! (Saiba mais aqui)
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