Dacia Spring 2024: Melhor, mais bonito, mais amigo da carteira!

O Dacia Spring é um dos automóveis mais interessantes do mercado, especialmente se tivermos em consideração apenas os últimos anos de revolução elétrica.

Afinal de contas, numa altura em que ter um carro elétrico é ainda uma “coisa” bastante cara, eis que a Renault aposta na Dacia para lançar um carro extremamente interessante, se bem que com alguns compromissos, a chegar ao mercado originalmente a 17 mil euros. É normal dizer que tudo isto parecia uma loucura! Mas não foi!

O Dacia Spring é um caso de sucesso, e por isso, está prestes a receber a sua segunda versão. A motorização é a mesma, as bateriais também, mas tudo o resto… É um upgrade!

Dacia Spring 2024: Melhor, mais bonito, mais amigo da carteira!

Portanto, a Dacia ainda não quer avançar com preços nesta altura do campeonato, ainda assim, é expectável que este novo Spring seja ligeiramente mais barato face ao atual modelo ainda no mercado.

Algo (muito) importante de salientar! Visto que temos um interior e exterior completamente novo, com muito mais atenção ao detalhe, nomeadamente à qualidade de construção e acabamentos.

Além disto, temos também mais espaço interior, tanto para passageiros como também para bagagem. Isto já para não falar do facto de todo o sistema de entretenimento ter sofrido uma revolução, com um cockpit digital de 7” em todos os modelos, bem como um novo sistema de 10 polegadas que é um extra, mas muito honestamente envergonha a solução de fabricantes teoricamente mais caras.

Mesma bateria e motor? Mais ou menos, a base é a mesma, mas o novo Dacia Spring é ainda mais eficiente ao apresentar médias de 14.6 kWh/100km. (A bateria é de 26.8kWh, com a autonomia a ficar à volta dos 220km). (Carregamento 7kW AC e 30kW DC).

Um Dacia Spring é para quem?

Bem, como é óbvio, apesar das melhorias, o Spring continua a ser um elétrico com alguns compromissos, especialmente no lado da autonomia. Ainda assim, a realidade é que nem todos os condutores à face da terra precisam de fazer 300 quilómetros por dia.

Aliás, segundo informações da Dacia, muitos condutores, o derradeiro alvo da fabricante com o Spring, faz apenas 37 quilómetros diários a uma velocidade média de 37 km/h. Mais do que o suficiente! 

É um automóvel incrível para “voltinhas”, sendo barato na altura da aquisição, e ainda mais barato na altura de o carregar.

Curiosamente, se quiser ir para a algum lado e utilizar a bateria do Spring para algo, isto é possível graças a um novo acessório que a Renault/Dacia chama de V2L (Vehicle-to-Load), que por sua vez permite criar uma entrada tradicional de 220V/16A.

No fundo, é um carro que também tira cafés!

Mais inteligente e mais seguro!

Este “refresh” do Spring não acontece por acaso. A Dacia teve a necessidade de ir de encontro às mais recentes normas de segurança da União Europeia. Por isso, o novo Spring tem um sistema renovado de travagem de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito, assistência ao estacionamento, lane assist, assistente de atenção do condutor, e até eCall.

Além de tudo isto, o Dacia Spring conta também com uma app, onde poderá controlar muita coisa acerca do seu veículo a partir do seu smartphone, onde podemos incluir fechar vidros, ligar o ar condicionado, ou controlar os carregamentos.

Conclusão

Em suma, não é uma revolução face ao velho Spring, mas é uma boa melhoria em todos os campos. É mais bonito (mas isto é discutível), é mais leve, é mais eficiente, é mais inteligente e tem mais equipamento.

É um mais em tudo. Agora resta conduzir para tirar conclusões!

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Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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