O Dacia Spring é um dos automóveis mais interessantes do mercado, especialmente se tivermos em consideração apenas os últimos anos de revolução elétrica.
Afinal de contas, numa altura em que ter um carro elétrico é ainda uma “coisa” bastante cara, eis que a Renault aposta na Dacia para lançar um carro extremamente interessante, se bem que com alguns compromissos, a chegar ao mercado originalmente a 17 mil euros. É normal dizer que tudo isto parecia uma loucura! Mas não foi!
O Dacia Spring é um caso de sucesso, e por isso, está prestes a receber a sua segunda versão. A motorização é a mesma, as bateriais também, mas tudo o resto… É um upgrade!
Dacia Spring 2024: Melhor, mais bonito, mais amigo da carteira!
Portanto, a Dacia ainda não quer avançar com preços nesta altura do campeonato, ainda assim, é expectável que este novo Spring seja ligeiramente mais barato face ao atual modelo ainda no mercado.
Algo (muito) importante de salientar! Visto que temos um interior e exterior completamente novo, com muito mais atenção ao detalhe, nomeadamente à qualidade de construção e acabamentos.
Além disto, temos também mais espaço interior, tanto para passageiros como também para bagagem. Isto já para não falar do facto de todo o sistema de entretenimento ter sofrido uma revolução, com um cockpit digital de 7” em todos os modelos, bem como um novo sistema de 10 polegadas que é um extra, mas muito honestamente envergonha a solução de fabricantes teoricamente mais caras.
Mesma bateria e motor? Mais ou menos, a base é a mesma, mas o novo Dacia Spring é ainda mais eficiente ao apresentar médias de 14.6 kWh/100km. (A bateria é de 26.8kWh, com a autonomia a ficar à volta dos 220km). (Carregamento 7kW AC e 30kW DC).
Um Dacia Spring é para quem?
Bem, como é óbvio, apesar das melhorias, o Spring continua a ser um elétrico com alguns compromissos, especialmente no lado da autonomia. Ainda assim, a realidade é que nem todos os condutores à face da terra precisam de fazer 300 quilómetros por dia.
Aliás, segundo informações da Dacia, muitos condutores, o derradeiro alvo da fabricante com o Spring, faz apenas 37 quilómetros diários a uma velocidade média de 37 km/h. Mais do que o suficiente!Â
É um automóvel incrÃvel para “voltinhas”, sendo barato na altura da aquisição, e ainda mais barato na altura de o carregar.
Curiosamente, se quiser ir para a algum lado e utilizar a bateria do Spring para algo, isto é possÃvel graças a um novo acessório que a Renault/Dacia chama de V2L (Vehicle-to-Load), que por sua vez permite criar uma entrada tradicional de 220V/16A.
Mais inteligente e mais seguro!
Este “refresh” do Spring não acontece por acaso. A Dacia teve a necessidade de ir de encontro à s mais recentes normas de segurança da União Europeia. Por isso, o novo Spring tem um sistema renovado de travagem de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito, assistência ao estacionamento, lane assist, assistente de atenção do condutor, e até eCall.
Além de tudo isto, o Dacia Spring conta também com uma app, onde poderá controlar muita coisa acerca do seu veÃculo a partir do seu smartphone, onde podemos incluir fechar vidros, ligar o ar condicionado, ou controlar os carregamentos.
Conclusão
Em suma, não é uma revolução face ao velho Spring, mas é uma boa melhoria em todos os campos. É mais bonito (mas isto é discutÃvel), é mais leve, é mais eficiente, é mais inteligente e tem mais equipamento.
É um mais em tudo. Agora resta conduzir para tirar conclusões!
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!