Dacia Duster paga um absurdo de imposto em Portugal. Porquê?

Estamos a falar de um dos mais recentes, e de facto mais interessantes, automóveis da Dacia a chegar ao mercado Português. Há até quem diga que é o melhor Dacia de sempre, sendo um automóvel que vai um pouco além daquilo que a marca normalmente significa no mercado automóvel.

É o Dacia Duster Híbrido com 140 cavalos de potência! Um automóvel que além de trazer um aspeto apelativo e moderno, conta com bons níveis de performance, muita e boa tecnologia, e também traz um nível de equipamento alto para aquilo que é normal nesta gama.

Isto significa um preço alto? A Dacia está a perder a sua identidade? Não, o preço “absurdo” do Duster Híbrido em Portugal não é culpa da Dacia, mas sim da forma como os impostos funcionam na nossa pequenas mas sempre tão confusa região.

Há um Dacia que paga um absurdo de imposto em Portugal. Porquê?

há um dacia que paga um absurdo de imposto em portugal. porquê?

Portanto, de forma crua e dura, o Dacia Duster Full Hybrid (Hybrid 140 4×2) paga um absurdo de imposto face a outros automóveis, muitos deles mais poluentes que a alternativa da Renault. Infelizmente, a fiscalidade Portuguesa continua a remar contra a maré face à realidade Europeia.

Isto porque, o motor 1.6L do Dacia Duster Hybrid 140 acaba por pagar mais imposto, apenas e só porque é um motor maior. Se é mais eficiente e tem menos emissões de CO2? Não interessa, os cálculos não são feitos assim em Portugal.

É por isso que o Duster Hybrid 140 com menos emissões e consumos mais baixos paga (muito) mais imposto que a versão Mild Hybrid do mesmo automóvel.

há um dacia que paga um absurdo de imposto em portugal. porquê?

Só no ISV (Imposto Sobre Veículos), o Dacia Duster sofria um agravamento superior a 360% na altura do seu lançamento em Portugal, face à já mencionada versão Mild Hybrid do mesmo carro.

Infelizmente, é muito por aqui que os automóveis são caros em Portugal, o que por sua vez faz com que muitos consumidores continuem a optar por carros usados nacionais ou usados importados. Algo que leva ao envelhecimento do nosso parque automóvel, o que também acaba por resultar em mais problemas nas estradas. Um carro moderno é geralmente um carro muito mais seguro, eficiente, etc… Mas, em Portugal, temos um parque automóvel com uma média de idades cada vez mais próxima dos 20 anos. 

Em suma, é mesmo muito caro comprar um carro novo em Portugal. Especialmente se quiser caprichar. Isto ao ponto de até a Dacia sofrer com os cálculos fiscais Portugueses.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também