A Dacia é uma marca automóvel que tem vindo a ganhar o seu espaço em Portugal de forma notória para todos nós. Porém, também é inegável que muito do sucesso da fabricante agora dentro do Universo Renault vem do seu preço, e não da sua qualidade ou irreverência.
Algo que tem estado a mudar, e vai mudar muito mais ao longo dos próximos tempos. Um bom exemplo está no Dacia Duster, um ícone da marca, que tem agora uma nova versão irreverente, ambiciosa, e que começa nos 19.150€.
Dacia Duster começa nos 19 mil euros. Já o testámos!
Portanto, como é normal na Dacia Duster, temos aqui versões 4×2 e 4×4 (esta incrível em terrenos desafiantes), e claro, bons preços com bons níveis de equipamento à mistura. Também temos alternativas GPL e Híbridas, com uma especial atenção para a versão mais poderosa, e mais cara, Full Hybrid com 140cv, que parece um Austral em ponto mais pequeno e mais barato.
Dito isto, já tivemos a possibilidade de experimentar todas as versões, e como tal, podemos dizer que vai ser um sucesso. É um carro mais bonito, com mais qualidade, mas ainda assim com um preço muito Dacia.
Até na condução, temos mais conforto, mais dinâmica, e até mais tecnologia ao nosso dispor, com a capacidade de ler sinais da estrada, um sistema de entretenimento próprio do ano de 2024, onde até podemos incluir Android Auto e Apple CarPlay sem fios.
É um carro a sério? É bom?
Basta olhar para os muitos Dacia ainda ativos em Portugal. São carros baratos, que podem abusar dos plásticos na sua construção interior, mas que ainda assim são autênticas máquinas de guerra! Duram, e duram, e duram!
Dito tudo isto, este Duster, a terceira geração do modelo, aposta nessa estratégia de renovação e melhoria em todos os componentes, agora com um design mais próprio de um carro a sério, graças a um visual renovado e irreverente, que vai com toda a certeza chamar a atenção dos mais novos, e também dos mais experientes.
Estamos a falar de um automóvel com 13 anos de mercado, com mais de 40 prémios em cima, e com mais de 2 milhões de unidades vendidas a um nível global.
Em suma, dentro desta gama de preços, não vai ser fácil encontrar melhor. Ficámos impressionados. (Especialmente com o modelo 4×4, que ultrapassou um percurso de barreiras como se não fosse nada!)
É espaçoso?
Sim! Com os meus 1m90, senti-me perfeitamente confortável nos bancos de trás, com espaço para a cabeça e para os joelhos. Algo que é conseguido sem comprometer a bagageira, que é capaz de oferecer entre 430 a 517L.
Como estamos de preços?
Tudo começa com as motorizações Bi-Fuel (4×2) nos 19.150 euros, sendo possível ir até ao TCe 130 (4×2) de 24.050 euros, passando pelo Hybrid 140 (4×2) de 29 mil euros. Depois tudo depende dos acabamentos e extras que quiser.
Uma coisa é certa, vai ter mais valor no dia-a-dia, por cada euro gasto. Essa é a estratégia da Dacia.
Conclusão
O novo Dacia Duster é elegante, e começa a perder aquela “pele” Dacia de antigamente, ao aparecer finalmente como um carro pronto para os grandes palcos. Continua a ser um carro “Mais Barato”, mas também é um carro que deixou de fazer tantos sacríficios como antigamente.
Entretanto, as encomendas já estão abertas, com a Dacia a referir que no primeiro mês recebeu perto de 400 encomendas do novo Duster. Curiosamente, os modelos mais encomendados, são os mais caros.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!