Os melhores smartphones estão a ficar mais caros todos os anos, e isto não se aplica apenas aos consumidores. Os fabricantes de dispositivos também estão a enfrentar custos de componentes mais elevados. Agora, uma nova informação esclarece quanto custa fabricar o iPhone 15 da Apple, ao nível de todos os modelos.
É isto que custa fabricar o iPhone 15! Vai ser uma surpresa!
Com a ajuda da empresa de investigação japonesa Fomalhaut Techno Solutions, o Nikkei Asia investigou os modelos básicos de armazenamento dos novos telemóveis da Apple e apresentou uma análise dos custos dos componentes utilizados. Curiosamente, embora o fabrico da mais recente série emblemática da Apple seja mais caro, a empresa não repercutiu estes aumentos nos consumidores.
Veja abaixo os custos dos componentes dos modelos básicos de armazenamento da série iPhone 15:
- O custo dos componentes do iPhone 15 de base terá aumentado 16% em relação ao iPhone 14, para 423 Euros
- O iPhone 15 Plus regista um modesto aumento de 10% em relação ao seu antecessor, para 523 Euros.
- O iPhone 15 Pro Max registou um aumento de 12% em relação ao seu antecessor. O seu custo de componentes aumenta para 558 Euros.
Como é que isto se compara com as alternativas ao iPhone 15? Olhando para os dados da Counterpoint Research, os componentes do Samsung Galaxy S23 Ultra supostamente custam 469 Euros. Já no caso do Pixel 7 Pro o custo de fabrico é de 413.
Os componentes mais caros do iPhone 15
A pensar no desempenho e eficiência, o processador continua sendo o principal investimento em termos de dinheiro. O chipset A17 Pro, que agora equipa os modelos Pro e Pro Max, custa 130 Euros – um aumento de 27% em relação ao A16 utilizado nos seus antecessores.
Outros componentes também são mais caros em 2023. A nova câmara teleobjetiva 5x do iPhone 15 Pro e Pro Max custa agora 30 Euros. Não parece muito, mas é um aumento de 280% em relação à lente utilizada no modelo anterior. A mudança da Apple para armações de titânio custa à empresa 50 Euros por dispositivo. É um aumento de 43% em relação aos modelos de aço inoxidável da última geração. Apesar de o Pro Max não ter sofrido grandes actualizações no ecrã, o painel fornecido pela Samsung custa 10% mais este ano.
Entretanto por último, é também de salientar que o armazenamento continua a tornar-se mais acessível. Assim a mudança para uma maior quantidade de armazenamento de base para o Pro Max não vem com uma discrepância de preço significativa. O Nikkei Asia sugere que o módulo de 256 GB utilizado no iPhone 15 Pro Max custa apenas 5% mais do que o armazenamento de 128 GB do iPhone 14 Pro Max.
Normalmente, o aumento dos custos dos componentes implica um aumento do preço de retalho; no entanto, este não é o caso da gama iPhone 15.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!