A maioria de nós já passou por isto. Bebemos demasiadas bebidas e na manhã seguinte sentimo-nos atropelados por um camião. É por esse motivo que há varias pessoas que andam sempre à procura de curas milagrosas. Sobretudo depois de uma passagem de ano bem regada. Mas será que existe mesmo uma cura milagrosa para a ressaca?
Existe mesmo uma cura milagrosa para a ressaca?
Resumidamente não existe cura para a ressaca. É verdade que é possÃvel atenuar os sintomas. No entanto, o tempo é a única coisa que vai ajudar.
Para muitos, os sintomas de ressaca incluem náuseas, suores, dores de cabeça e fadiga, mas também podem ter outros efeitos, como ansiedade e alterações de humor. Tipicamente, estes sintomas são causados pela desidratação, sono perturbado, irritação do estômago e inflamação. Ou seja, todos os efeitos colaterais de absorver muito álcool. Dito isto, embora não seja possivel acabar com a ressaca, é possÃvel aliviar-se esses sintomas.
Ou seja, a melhor forma de não ter ressaca é não beber bebidas com álcool.
Assim que ela chegar, não se esqueça de se hidratar. Beba água durante todo o dia enquanto descansa, e se por acaso tiver vómitos ou algo do género é boa ideia beber bebidas desportivas ou outras que ajudem ao reabastecimento de eletrólitos.
Quanto à comida e ao contrário do que dizem não aposte nas coisas gordurosas. Em vez disso, coma como se estivesse verdadeiramente doente, apostando em bananas, arroz, molho de maçã e torradas – bem como outros alimentos como ovos e iogurte grego que podem adicionar alguma proteÃna à sua refeição.
Por fim a regra de ouro é durma. É a melhor forma de desentoxicar. Entretanto tente mitigar os sintomas, sim, mas no final, tem que enfrentar as consequências.
Assim se estiver a pensar abusar no ano novo não se esqueça que no dia seguinte não há curas milagrosas. É aguentar, dormir, beber água e o dia 2 será bem melhor. Isto se não abusar no dia 1.
Diferentes tipos de bebidas dão origens a comportamentos diferentes?
Embora possa parecer que isto é verdade diferentes tipos de álcool não fazem bêbados diferentes. No entanto, há uma razão para sentirmos que sim.
Há poucos dados que analisam como diferentes tipos de álcool afetam o humor. Um estudo, no entanto, pediu aos participantes que descrevessem as suas emoções ao beberem diferentes tipos de álcool e encontraram alguma diferença de humor entre licores e vinho. No entanto, nem tudo é assim tão simples.
De acordo com Nicole Lee, professora do Instituto Nacional de Investigação de Drogas da Universidade de Curtin, na Austrália, todo o ingrediente ativo do álcool é o etanol e tem os mesmos efeitos no corpo todas as vezes, independentemente da bebida. O que é diferente é a nossa própria mentalidade.
São chamadas expectativas. Isto significa que o que se espera sentir ou experimentar é o que acontece. Por exemplo, se acreditamos que a tequila dá vontade de festejar, é provável que estejamos muitas vezes a beber shots ou margaritas nos jantares. Alguns podem pensar que o vinho os torna mais descontraÃdos mas isso é mais provável devido à natureza lenta da bebida e aos ambientes descontraÃdos em que é consumido.
O maior fator para determinar a forma como vamos reagir à bebida somos mesmo nós. Dito isto tente não se entregar a alterações de humor.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!