Como deve saber, as condições climatéricas afetam, e muito, a forma como devemos conduzir o nosso automóvel no dia-a-dia. Não é por acaso que a chegada da chuva coincide, sempre, com um aumento nos acidentes rodoviárias, um pouco por todo o pais.
Por isso mesmo, é preciso ter um maior cuidado, e acima de tudo, muita calma. Vamos tentar perceber o que podemos mudar, de forma a trazer mais segurança para a nossa condução, mas também para quem está à nossa volta. Ao fim ao cabo, com mais acidentes, temos mais trânsito, e com isso, mais condutores ‘com pressa’ para chegar ao seu destino. É a clássica pescadinha de rabo na boca, onde a pressa é sempre inimiga da perfeição.
Mas sabe quais os cuidados a ter na condução em tempos de chuva?
-
Modere a velocidade
Quem diria não é verdade!? Se calhar, com tempo de chuva, é boa ideia andar mais devagar! Afinal de contas, os limites de velocidade não estão na estrada por qualquer razão. Em regra, a sua função é garantir uma condução segura dentro desses limites impostos. No entanto, a função dos sinais não é que “deve” andar a 50 ou 70 km/h, mas sim, no máximo que a via em questão consegue oferecer em determinado momento.
Assim sendo, a palavra chave é ter uma condução defensiva e esquecer a pressa que normalmente é inimiga da perfeição. Desta forma, pondere sempre a velocidade para o tipo de estrada e condições atmosféricas.
Outra nota aqui na velocidade é que deve garantir que não efetua manobras perigosas ou mudanças de direção repentinas.
– O seu carro tem luzes. Use-as!
O segredo é ligar os médios do carro e se necessários os faróis de nevoeiro, para aumentar a visibilidade em dias de chuva. Afinal de contas, não estamos sozinhos na estrada e isto garante que vamos ser vistos mesmo em condições de visibilidade reduzida.
– Condições do seu automóvel, nomeadamente dos pneus
Pois bem, com o piso alagado o ponto mais importante para a tração são as condições dos pneus do seu carro. Assim sendo, antes de iniciar a viagem tenha sempre em consideração que deve verificar o estado dos pneus e até das pastilhas do carro.
– Condições da estrada em que circula
Nos dias de chuva existe sempre uma enorme possibilidade da acumulação de água em determinadas zonas da estrada. Aqui a intenção é tentar localizar antecipadamente estes lençóis de água e optar por uma condução defensiva. Ou seja, não faça travagens bruscas ou manobras perigosas.
Para isto, deve optar por reduzir a velocidade com a ajuda da caixa de velocidades do automóvel antes de atravessar o lençol de água. Desta forma vai aumentar a segurança do seu veículo e diminuir o risco de aquaplanagem. Além disto, com as condições climatéricas rigorosas devemos optar por uma maior distancia de segurança entre o nosso veículo, e o veículo à nossa frente.
Em suma, o segredo é garantir uma condução defensiva, as condições e estado do seu automóvel e aumentar a visibilidade na estrada. Pontos fulcrais para reduzir a chance de acidente ou males indesejados. Afinal de contas, o segredo é chegar e a pressa pode deitar tudo a perder especialmente em tempos de chuva.
Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!