O Windows 10 não pára de nos surpreender. Assim, se algumas novidades até são agradáveis, outras são exatamente o oposto. Se armazena música no PC pode arriscar-se a ficar sem nada e isto não é difícil de acontecer. Basta editar o ficheiro de metadados com o explorador de ficheiros do Windows 10 e acabou-se a música. Fica com tudo corrompido!
CUIDADO! Windows 10 está a corromper ficheiros de música!
Esta informação foi revelada por um documento de suporte da Microsoft. A falha está presente no Windows 10 versão 2004 e superior. O problema afeta o Windows 10 Pro, Home, Enterprise, Workstation e outras edições deste sistema operativo e mais especificamente ficheiros FLAC, ou seja, em que não existe perda de qualidade.
Esta situação é mais ou menos simples de explicar. Editamos o ficheiro porque queremos alterar algum dado como o nome do álbum ou do cantor, mas as coisas não ficam bem guardadas. Assim, o local onde as informações deveriam ser armazenadas é rescrito sem o código de inicialização. Como resultado, os leitores multimédia não conseguem identificar o ficheiro modificado.
De facto não é possível ler nem sequer carregar a música. Isto desde que alguma informação tenha sido alterada pelo explorador de ficheiros.
Felizmente a Microsoft identificou a causa deste problema e temos a correção lançada via Windows Update.
Ou seja, se ainda não se deparou com este problema, já não se vai deparar. Se por acaso já perdeu alguns ficheiros, não se preocupe. É que a Microsoft já está a disponibilizar um script para poder colocar as músicas a funcionar.
O Windows 10 KB5003214 é um patch opcional. Assim chama-se atualização cumulativa de pré-visualização “não-segurança”. Se aplicar o patch, irá avançar o seu PC para o Windows 10 Build 19043.1023 em PCs que executam a Atualização de maio de 2021. Se estiver em v20H2, terá a build 19042.1023. Quem ainda está na versão 2004, terá a Build 19041.1023.
Os números são diferentes para cada versão do Windows 10. No entanto, as alterações são as mesmas. Os links para download direto estão aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!