Nas últimas semanas/meses, temos visto os holofotes a trocar entre as novas placas RDNA 2 da AMD Radeon, e as RTX 3000 da NVIDIA. Dito isto, depois de vários ‘leaks’ e rumores seguidos acerca das RTX 3080 Ti, RTX 3070 e 3060… Eis que está outra vez na hora de olhar para aquilo que a AMD está a preparar para rivalizar com a NVIDIA nas gamas mais altas do mercado de placas gráficas!
Afinal de contas, apesar de todo o potencial poder da nova arquitetura Ampere, parece que a AMD tem mesmo uma palavra a dizer.
Cuidado NVIDIA! RDNA 2 ~50% mais rápida que a RTX 2080 Ti?
Portanto, um novo rumor chegou agora à Internet a falar um pouco sobre a performance da famosa ‘Big Navi’, a primeira placa gráfica da AMD Radeon em vários anos, realmente capaz de meter a NVIDIA em cheque. Afinal de contas, o ‘leaker’ Moore’s Law is Dead veio agora a público dizer que a próximo topo de gama da AMD irá ser 40~50% mais rápida que a atual GeForce RTX 2080 Ti.
Algo incrível, quando temos em conta que a AMD apenas rivaliza com a RTX 2070 e RTX 2070 Super no mercado atual de placas gráficas.
E na verdade, nem é a primeira vez que ouvimos esta afirmação, visto que no passado já foi avançado que a nova topo de gama da AMD vai ser 2x mais rápida que a atual RX 5700 XT (Navi 10), trazendo 80 unidades de computação, 5120 processadores stream e um total de 17.5 TFLOPs de poder computacional.
Entretanto, é esperado que a placa venha com 72 SMs, uma quantidade ainda desconhecida de memória GDDR6 num bus de 384-bits, tudo com uma frequência base de 2.05 GHz e frequências ‘boost’ de 2.15 GHz.
Em suma, se tudo isto for verdade, significa que a AMD conseguiu finalmente apanhar a NVIDIA no campo da performance! O que claro está, por sua vez, também significa que esta geração irá resultar no maior salto de performance de sempre. Com a próxima gama média a chegar aos números das atuais RTX 2080 ou RTX 2080 Ti.
Aliás, podemos até dizer que se tudo isto for verdade, o mercado gráfico vai levar um abanão muito significativo! Ao fim ao cabo, da mesma maneira que a Intel não estava à espera de ver uma AMD tão forte, tão rapidamente… É provável que o mesmo possa acontecer agora no mundo das placas gráficas.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!