Cuidado! É má ideia utilizar um adaptador Wi-Fi USB no seu PC!

Se pretende adicionar capacidades Wi-Fi a um computador as suas opções são bastante limitadas. Pode instalar uma placa Wi-Fi que se liga à sua motherboard ou pode ligar um adaptador Wi-Fi externo que se liga através de uma porta USB. No entanto, isto é uma má ideia!

Cuidado! É má ideia utilizar um adaptador Wi-Fi USB no seu PC!

Embora a instalação de um dispositivo PCI Express seja relativamente simples, a maioria das pessoas, compreensivelmente, não quer abrir os seus computadores por qualquer motivo. É aí que os adaptadores Wi-Fi USB são muitas vezes úteis. No entanto, tal como acontece com muitas alternativas USB, não são necessariamente tão boas como as versões internas que estão escondidas.

Com isso em mente, a verdade é que não é boa ideia utilizar-se adaptadores Wi-Fi USB e deve concentrar-se nas opções PCI Express para obter o melhor desempenho Wi-Fi possível.

O USB tem as suas limitações

A vantagem óbvia de utilizar um sistema Wi-Fi USB é a simplicidade. Não é necessário abrir a caixa, não há paranoia sobre eletricidade estática e não são necessárias ferramentas para os instalar. Apesar de existirem em muitas variedades, apresentam frequentemente designs incrivelmente discretos e alguns são mais pequenos do que uma pen drive. No entanto, isto tem limitações inerentes.

adaptador Wi-Fi USB

Muitos adaptadores Wi-Fi USB – especialmente as versões elegantes e de baixo perfil – não têm antenas externas e, se tiverem, muitas vezes têm apenas uma. Os adaptadores Wi-Fi PCI Express têm muito mais probabilidades de incluir várias antenas, muitas vezes até três. A falta de uma antena externa limita naturalmente a qualidade da receção no adaptador Wi-Fi e pode limitar bastante as suas velocidades de transferência de dados.

Outra desvantagem da opção USB é menos óbvia. Falo do arrefecimento. Ou, mais especificamente, a falta dela. O chipset de uma placa Wi-Fi PCI Express tem um dissipador de calor dedicado. A maioria dos adaptadores Wi-Fi USB não tem espaço para isso, pelo que são mais propensos a sobreaquecer e, consequentemente, a perder a sua ligação.

As limitações de velocidade do USB também costumavam ser um problema para os adaptadores Wi-Fi USB, mas a adoção generalizada do USB 3.0 (e posterior), com o seu conetor USB Tipo A de cor azul, mudou isso. Como o USB 3.0 tem uma capacidade de 4,8 Gbps, pode acompanhar todas as capacidades de todas as normas Wi-Fi, exceto a mais recente, 802.11ax, mais conhecida como Wi-Fi 6.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também