Cuidado com o hardware que vem da China!

Ainda se lembra da altura em que as fabricantes de placas gráficas começaram a apostar em versões pensadas apenas e só para o mining de criptomoedas? Estas placas gráficas chegaram ao mercado sem saída de imagem, naquilo que foi um investimento neste mercado emergente, ao mesmo tempo que as fabricantes davam a desculpa que isto servia para as novas versões não fossem distribuidas pelos mesmos canais das placas gráficas tradicionais, para desta forma não terem tanto impacto na escassez de stock que se vivia na altura.

Na verdade, até vimos algumas fabricantes a adaptar placas gráficas normais, para as transformar em placas de mining. Tal era a potencialidade de venda que estas placas tiveram durante a loucura do mining!

Pois bem, agora que o mundo do mining está pela hora da morte, está a acontecer o inverso! Por isso, é boa ideia ter algum cuidado se porventura está a pensar encomendar hardware vindo da China, mais concretamente a partir de plataformas como o Aliexpress.

Pode estar a encomendar uma placa gráfica adaptada, e se tiver mesmo muito azar, pode estar a encomendar uma placa gráfica que já passou por um mau bocado em “Mining Farms”.

Cuidado com o hardware que vem da China!

Portanto, como o mundo do mining está pela hora da morte, e não parece existir uma solução para o mesmo, pelo menos não num futuro próximo, existe um gigantesco stock de placas para vender (sejam elas novas ou usadas), que só serve para… Bem… Minar moedas!

Como é que se resolve isto? Simples, da mesma forma que se adaptaram placas gráficas tradicionais para mineração… Agora adaptam-se placas de mineração para placas tradicionais.

O que significa isto? Bem, uma placa gráfica pensada para mining não tem saídas de imagem. (Como pode ver na imagem em cima).

Ou seja, não tem saídas HDMI, DisplayPort, VGA ou USB-C. São placas que só servem para se ligar à entrada PCI-E da motherboard. Isto para apenas serem identificadas pela mesma, e assim fazerem o processamento de dados que dá vida aos algoritmos de mineração.

O que se faz com isto? Simples, algumas empresas estão a pegar nestas placas, para as adaptar, e dar um aspeto de hardware novo. Ou seja, estão a adicionar saídas de imagem, bem como um novo cooler.

O maior problema no meio de tudo isto, é que estas placas que estão a aparecer em várias plataformas a “preços apetecíveis” não são versões novas. Ou seja, não estiveram este tempo todo numa prateleira à espera de um potencial cliente. Muitas delas já passaram uns quantos meses ou anos, a minar 24 horas por dia, o que causa imenso desgaste ao hardware base das mesmas.

Mais uma vez… Nem tudo o que brilha é ouro. Cuidado com as compras que faz!

 

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também