Evite adaptadores nas fontes de alimentação! – Como estamos fartos de avisar ao longo dos anos, na incessante procura por mais performance, é normal que o hardware consuma mais energia.
Sim, temos sempre vários avanços nas técnicas de produção e miniaturização de componentes. Aliás, basta olhar para a TSMC e seus processos de produção cada vez mais rápidos e eficientes. Mas, a verdade é que a exigência está demasiado alta! Por isso mesmo, todos os novos avanços são aproveitados para subir os níveis de performance do produto final.
Isto é algo extremamente normal e aparente no mundo dos processadores e placas gráficas! Área em que a eficiência é quase sempre atirada para o lixo, para ser possível ir buscar mais umas quantas gotas de performance pura e dura.
Dito tudo isto, como deve perceber, com o aumento do nível de performance, e consequente consumo energético, temos também a implementação de novos padrões para manter tudo equilibrado. Um excelente exemplo disto mesmo é o novo cabo 12VHPWR que vai começar a aparecer nas fontes de alimentação de nova geração.
Cuidado com as novas fontes de alimentação! Evite adaptadores!
Portanto, caso não conheça o padrão que dá vida ao cabo 12VHPWR. Estamos a falar da capacidade de passar 600W de energia, através de uma única entrada!
Uma entrada do mesmo exato tamanho daquilo que conhecemos hoje em dia, ou seja, o cabo de 8 pinos PCIe.
Pois bem, o problema não está no padrão em si, mas sim nos adaptadores super baratos, e por isso mesmo perigosos, que várias fabricantes de fontes estão agora a meter nas caixas dos seus produtos. (Como é o caso do exemplo em cima!)
Ao fim ao cabo, tudo indica que muitos destes adaptadores são tão mal feitos, que podem aquecer, e claro… Derreter.
Assim, se está a planear saltar para a próxima geração de componentes, é boa ideia ter cuidado com aquilo que compra… Consegue imaginar comprar uma RTX 4090 ou RTX 4080, para depois ver um cabo derretido lá pelo meio? Tome uma decisão consciente, e não vá pelo mais barato.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Vai dar o salto para a nova geração de hardware? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!