O cruise control pode poupar até 20% de gasolina!

O Cruise Control é mais do que apenas uma simples característica que está presente nos veículos mais modernos. Inventado na década de 1940, este mecanismo que bloqueia um automóvel a uma determinada velocidade começou a ser amplamente adotado na década de 1970, embora muitas pessoas não soubessem como funciona e quando o utilizar. Durante algum tempo, os fabricantes de automóveis destacaram-no como um ponto de venda. Mas, hoje em dia, é de série em quase todos os automóveis e há uma questão importante à volta deste sistema. Uma vez que o cruise control elimina grande parte da necessidade de utilizar o acelerador, será que também poupa combustível?

Cruise Control pode ajudar a poupar muita gasolina mas nem sempre

De acordo com o fabricante de automóveis sul-coreano Kia, reduz o consumo de combustível, numa média de 7% a 14%. Entretanto, outro estudo descobriu que os carros consomem mais 20% de combustível quando conduzidos a velocidades flutuantes em comparação com quando o cruise control está ligado.

No entanto, como nem todas as estradas são iguais e as condições de trânsito variam, a funcionalidade nem sempre é útil. Esta pode ser a razão pela qual tem de ser ativado manualmente com um botão no volante ou no painel de instrumentos.

paga de combustível

Quando poupa gasolina e quando não poupa

O Cruise Control é mais eficaz em auto-estradas planas e abertas, onde o congestionamento de trânsito é mínimo. A eletrónica é melhor do que o pé humano a manter uma velocidade consistente e a evitar acelerações e abrandamentos frequentes que desperdiçam combustível. Pequenas alterações no impulso requerem energia extra, uma vez que a força é igual à massa vezes a aceleração, o que acaba por aumentar o consumo de combustível. Em estradas com subidas ou descidas constantes, o controlo da velocidade de cruzeiro ajuda a manter a eficiência do combustível.

No entanto, a sua eficácia diminui em estradas com colinas ondulantes ou inclinações acentuadas. Nessas condições, é melhor desativar o controlo da velocidade de cruzeiro e ajustar manualmente a velocidade de condução. Permitir que o veículo abrande naturalmente durante as subidas e ganhe velocidade durante as descidas pode poupar mais combustível. Curiosamente, para os veículos eléctricos, a história é ligeiramente diferente. A travagem regenerativa permite-lhes recuperar grande parte da energia gasta a subir colinas, tornando o cruise control mais viável mesmo em zonas montanhosas.

Considerações práticas e de segurança

Embora o cruise control seja uma ferramenta valiosa para melhorar a eficiência do combustível, é importante que o utilize de forma responsável. Nunca deve ser ativado em condições meteorológicas perigosas, como chuva intensa ou estradas com gelo. Em superfícies escorregadias, mesmo uma ligeira aceleração pode fazer com que o veículo perca tração, levando potencialmente a situações perigosas. Nestes casos, uma travagem brusca para desativar o Cruise Control pode comprometer ainda mais o controlo e aumentar o risco de acidentes.

De um modo geral, para além de promover a economia de combustível, o cruise control reduz o desgaste do sistema de transmissão do automóvel, minimizando as acelerações desnecessárias. No entanto, é imperativo que dê sempre prioridade à segurança em detrimento da poupança de combustível.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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