A Intel tem tido uns últimos 2 anos bastante complicados, ao tentar implementar correções e mitigações para todas as vulnerabilidades descobertas, algo que infelizmente resultou em quebras de performance para vários utilizadores com CPUs mais antigos.
Ao fim ao cabo, tudo começou com a descoberta das vulnerabilidades Spectre e Meltdown em 2018, que aproveitavam problemas no sistema preditivo de ramos dos processadores Intel para executar código malicioso.
Se não sabe que sistema é este, estamos basicamente a falar de uma técnica capaz de prever o caminho que os processos irão tomar, de forma a que o processador não fique tanto tempo a pensar no que vai fazer. Em suma, é uma espécie de sistema de adivinhação, para aumentar a performance do CPU.
CrossTalk – Temos uma nova vulnerabilidade no lado da Intel!
Pois bem, agora temos o CrossTalk, denominado por ‘Special Register Buffer Data Sampling (SRBDS) pela Intel, com o código de vulnerabilidade CVE-2020-0543. Algo novo e capaz de ultrapassar todas as correções implementadas entre os núcleos do CPU, na altura das primeiras vulnerabilidades previamente mencionadas. Ou seja, o CrossTalk é capaz de atacar a execução de código num núcleo, para roubar informação de outro núcleo de processamento. Assim, esta vulnerabilidade acaba por ser ainda mais perigosa para sistemas na cloud, onde uma única máquina poderá estar a ser usado por vários utilizadores.
Para saber mais sobre o CrossTalk, clique aqui.
Apple vai dizer o primeiro adeus à Intel já este mês!
Ao que tudo indica, a Apple deverá anunciar a sua intenção de se afastar da Intel para apostar nos seus próprios processadores já na WWDC 2020 deste mês! Uma aposta arriscada que certamente foi calculada até à última cada decimal pela gigante Norte Americana.
Portanto, a famosa conferência de programadores da gigante Apple deverá acontecer já no dia 22 de Junho, num formato completamente online devido à pandemia que ainda continua a fazer das suas um pouco por todo o mundo. (As datas ainda poderão mudar caso se verifique mais algum acontecimento importante, como só 2020 tem conseguido oferecer).
Leia o resto do artigo aqui.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!