O cross-play é uma característica central dos jogos modernos que mudou o funcionamento da nossa experiência online. A grande mais valia é transformar os jogos online num hub universal para qualquer plataforma, permitindo jogar e socializar com jogadores fora de uma consola específica. No entanto, apesar de reunir jogadores de todas as plataformas o sistema tem as suas falhas e em alguns casos mais valia que não estivesse presente. Dito isto, vamos olhar para as grandes vantagens e desvantagens do Cross-Play.
Cross-Play: as grandes vantagens e desvantagens!
O verdadeiro significado do cross-play
Os jogos cross-play permitem jogar online com jogadores de qualquer plataforma para além da nossa. Quando isto acontece os jogadores de outras consolas têm frequentemente um símbolo perto do nome de utilizador para destacar um leitor de consolas ou um leitor de PC. Por outro lado os jogadores de consola têm um símbolo de controlador, e PC um rato e teclado.
Assim, o cross-play, em geral, é uma funcionalidade unificadora em jogos selecionados que alinha a experiência online com outras plataformas de jogos através de funcionalidades de jogo online e acessibilidade. No entanto, a implementação do jogo deu origem a recuos na indústria dos jogos.
As desvantagens
No que diz respeito a jogar com jogadores online de inúmeras plataformas nem tudo é o que parece.
Cross-Play Gaming é sem dúvida desequilibrado
Os jogos com os utilizadores de outras plataformas tem consequências e inconvenientes inevitáveis. Em alguns jogos quem está no PC pode ter vantagem por utilizar um teclado e rato. Entretanto noutros podem ser as consolas a ter maior vantagem.
Existem mesmo muitos benefícios de jogar com um teclado e rato em comparação com a utilização de um controlador. Um rato garante reflexos mais rápidos, especialmente para apontar, e um teclado permite ligar mecânicas de gameplay de acordo com o estilo de jogo. Um comando é simplesmente mais restritivo.
Os jogadores continuam a ser agrupados pelas suas características
Para além disso alguns jogos, embora tenham cross-play vão continuar a agrupar os jogadores com características semelhantes. Isto para tentar minimizar os desiquilíbrios.
As vantagens
No entanto também existem aspetos positivos.
Jogos cross-play reduzem os tempos de espera
Devido à inclusão de várias plataformas, o número de jogadores que podem estar a jogar a dada altura aumenta massivamente. Isto significa que o tempo que leva para procurar um jogadores é drasticamente mais curto do que se estivessem limitados a uma só plataforma.
Acabam com as barreiras sociais
O benefício mais aparente que os jogos cross-play proporcionam é permitir expandir a experiência de jogo social para além da plataforma. Isto não só expande a sua rede de pessoas com quem poderá jogar os seus jogos, como também ajuda a remover qualquer pressão monetária do aspeto social do jogo. Em vez de comprar uma consola topo de gama ou uma nova plataforma para jogar com os seus amigos, pode utilizar funcionalidades de cross-play e jogar independentemente do sistema onde estiver.
Goste-se ou não o cross-play é o futuro e neste momento já sabe como pode afetar a experiência de jogo para melhor e pior. Permite-nos entrar em jogos muito mais rapidamente, ao mesmo tempo que expande o círculo social de jogos. Mas, ao mesmo tempo, pode ter uma desvantagem sobretudo em termos de competitividade.