A Black Friday pode ser uma óptima altura para se conseguir um bom negócio. Entretanto é nesta altura que várias pessoas recorrem à Internet para ler as opiniões sobre os produtos. Isto porque é uma forma de avaliar se vale a pena comprar algo. No entanto, nem todas as opiniões são genuínas, pelo que é importante saber como identificar criticas falsas na Black Friday nas lojas online.
Porque é que existem críticas falsas?
Algumas empresas utilizam críticas positivas falsas para o manipular e levá-lo a comprar o produto. Podem ser alguns indivíduos por detrás das críticas falsas, ou pode ser uma chamada quinta de bots.
Muitas destas críticas falsas dão notas máximas num esforço para aumentar a classificação média, ao ponto de quaisquer queixas legítimas ficarem escondidas. Geralmente, os produtos com problemas podem ser mais difíceis de detetar quando têm uma pontuação de avaliação agregada quase perfeita.
Por outro lado, existem as críticas negativas falsas. Normalmente o resultado de um concorrente duvidoso ou de alguém (ou um grupo) com um objetivo em mente. Um produto com inúmeras críticas negativas pode levá-lo a pensar erradamente que um produto bom é terrível. Assim, poderá estar mais inclinado a comprar, sem saber, um artigo semelhante com críticas positivas falsas.
Como detetar uma crítica falsa
É fácil deixar-se apanhar pelo caos da Black Friday e comprar sem pensar. No entanto, reserve sempre um momento para fazer uma pausa e analisar as avaliações. Depois de saber o que procurar, as avaliações falsas são relativamente fáceis de detetar.
A primeira coisa a verificar é a data. Não há nada de especial num determinado dia ou mês, mas um grande número de avaliações positivas (ou negativas) agrupadas no mesmo período de tempo pode ser um sinal de avaliações automatizadas que chegam de uma só vez.
Preste atenção ao que algumas dessas avaliações realmente dizem. Se reparar em palavras ou frases repetidas, é provável que se trate de um lote de críticas falsas. Ou seja, de pessoas que trabalham com um guião, bots automatizados ou pessoas que utilizam IA generativa para ajudar na fraude.
Se uma determinada avaliação parecer suspeita, consulte o histórico de avaliações dessa conta
Classifica sempre tudo como muito alto ou muito baixo? Há muita repetição nos tipos de coisas que escreve? Nesse caso, pode ser uma conta falsa a deixar avaliações falsas.
Enquanto investiga uma conta específica, verifique também outros pormenores. Uma conta criada recentemente que tenha deixado vários comentários é suspeita. Isto tal como, em menor grau, um nome de utilizador genérico e a utilização do ícone de perfil predefinido de um site.
O site em que está a navegar suporta algum tipo de indicador de compra verificada? Se sim, é melhor ignorar (e filtrar, se puder) todas as outras avaliações e ver apenas o que os compradores verificados têm a dizer.
Tenha cuidado com as críticas falsas nas lojas online na Black Friday sobretudo para não cair em esquemas.
Isto é válido também para as críticas na Google Play Store e na App Store para quem tem iPhone.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!