Não é novidade para ninguém que a atual gama de placas gráficas (RTX 30 e Radeon RX 6000) não é, de todo, uma geração ‘normal’. Afinal de contas, desde o seu lançamento, na segunda metade de 2020, que nunca tivemos um nível de stock aceitável nas prateleiras, e verdade seja dita, os preços recomendados pela NVIDIA e pela AMD, foram apenas e só um conto de fadas.
Pois bem, com o impacto da pandemia a desaparecer lentamente, e com o mundo do mining de criptomoedas a perder fôlego, já começámos a ver algumas melhorias na disponibilidade e no preço deste tipo de componente.
Mas a grande mudança ainda está para vir! Ao fim ao cabo, a Intel quer quebrar o duopólio da AMD e NVIDIA, e ao que tudo indica, vai ter stock para dar e vender.
Crise nas placas gráficas? Intel promete milhões de unidades!
Portanto, os executivos chave da Intel Pat Gelsinger – CEO e Raja Koduri (SVP Intel Graphics), vieram a público afirmar que o objetivo a longo prazo é mesmo fazer um esforço para dominar o mercado. Como? Koduri prometeu MILHÕES de placas gráficas, todos os anos.
Mas isto acaba por levantar uma questão muito interessante… Quando as coisas realmente melhorarem, será que a AMD e NVIDIA estarão dispostas a baixar os seus preços?
Aliás, não é só a AMD e NVIDIA que terão de baixar os preços, toda a cadeia de distribuição vai ter de mudar a mentalidade para números pré-pandemia, o que pelo menos no imediato, poderá não ser nada fácil.
Pois bem, é aqui que a Intel pode ter algumas palavras a dizer, visto que é um nome novo na indústria… Afinal de contas, qual é a melhor maneira de subir ao estrelato? Placas Gráficas Boas, Bonitas e Baratas!
Assim, se a Intel conseguir fazer um bom lançamento, e se a performance for do agrado dos gamers que têm sofrido a bom sofrer nos últimos anos, podemos ter aqui a ignição para as coisas começarem a mudar.
O que com uma grande ajuda da iminente passagem para um modelo PoS, em vez de PoW, no mining de Ethereum, poderá significar uma autêntica revolução no mercado.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Pronto para a entrada da Intel no mercado de placas gráficas? Será que vai correr tudo bem? AMD e NVIDIA vão tremer? Ou a montanha vai parir um rato? Partilhe conosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!