As criptomoedas dão, e vão muito provavelmente continuar a dar que falar, nos próximos tempos. Afinal de contas, a Bitcoin voltou a uma tendência de valorização consistente, e por isso mesmo, vamos voltar a ver grandes investimentos e zuns-zuns à volta deste mundo.
Porém, é inegavelmente interessante ver uma das personalidades mais importantes da NVIDIA, uma empresa que lucrou a sério durante as mais recentes loucuras do mining, a dizer que as moedas virtuais não trazem nada de útil para a vida das pessoas. Mas como assim?
Criptomoedas não servem para nada! (NVIDIA)
Portanto, numa entrevista ao The Guardian, o CTO (Chief Technical Officer) da NVIDIA, Michael Kagan, decidiu falar um pouco sobre as muito populares criptomoedas. Desvalorizando-as para dar ênfase aos novos motores de IA que têm vindo a ganhar popularidade na Internet. Sabe porquê que temos agora este tipo de conversa? Porque a NVIDIA, como uma das empresas mais poderosas no mundo do IA e HPC (High Performance Computing), sabe que tem muito dinheiro a ganhar com a chegada de assistentes IA como o ChatGPT. Mas leia aquilo que o CTO quis dizer:
“Tudo o que foi lançado no mundo das criptomoedas precisava de processamento paralelo. Algo que a NVIDIA era muito boa a fazer nos seus produtos, por isso, as pessoas programaram para esse objetivo. Compraram montes de produtos, mas, eventualmente, tudo caiu por terra. Porquê? Porque não traz nada de útil para a sociedade.”
“Pessoalmente, nunca acreditei que as moedas virtuais, e toda a tecnologia base, fosse dar alguma coisa. Para nós foi bom. As pessoas compram coisas, e nós vendemos essas coisas. Porém, não damos suporte aquilo que tem bases para crescer.”
“Com o IA, e outras apps deste tipo, temos uma posição diferente. Afinal, com o ChatGPT, qualquer pessoa pode criar o seu próprio programa, a sua própria máquina. Pode simplesmente dizer o que quer, e as coisas acontecem à sua frente. Se não resultar, volta a tentar. Isto sim, é útil!”
Será que o IA vai ser a próxima grande loucura para a NVIDIA? Não se esqueça que à medida que mais e mais empresas apostam no IA, vai ser necessária mais poder de computação na nuvem. Quem oferece esse poder? A NVIDIA, claro.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!