A maioria das pessoas está habituada a utilizar atalhos no computador. Falo de combinações de teclas como o Ctrl+C e Ctrl+V. De facto eles são muito úteis. No entanto há outras soluções que são igualmente úteis ou ainda mais. Assim vamos explicar-lhe como criar uma Hotkey e porque as deve utilizar.
O que é uma Hotkey?
Resumidamente uma hotkey é uma tecla individual ou combinação de teclas que executam uma tarefa quando pressionadas. Normalmente envolvem a utilização de teclas modificadores CTRL ou ALT em conjunto com uma letra ou número do teclado.
Embora certas teclas ou atalhos sejam específicos de cada sistema operativo, há muitas hotkeys que podemos configurar manualmente.
De facto, as hotkeys são tão importantes que alguns teclados chegam com botões extra para permitir que os utilizadores criem as suas macros personalizadas ou hotkeys utilizando o software de configuração do teclado.
Como criar uma hotkey personalizada
Dependendo do seu sistema operativo, o processo exato de criação de uma hotkey personalizada varia. No entanto, quer esteja a utilizar Windows, macOS ou Linux, existem muitos programas disponíveis que permitem aos utilizadores adicionar hotkeys personalizadas sem necessidade de quaisquer botões adicionais nos teclados.
Criar uma hotkey personalizada no Windows
Se estiver a utilizar o Windows, a forma mais simples de criar as suas próprias hotkeys é utilizar o Gestor de Teclado que está disponível nas PowerToys. Para quem não conhece, as PowerToys são um utilitário da Microsoft destinado a simplificar a experiência do utilizador do Windows.
Assim tudo o que tem de fazer é dirigir-te ao Gestor de Teclado dentro do PowerToys, garantir que está ativado e clicar na opção Remapear um atalho. Assim pode definir atalhos para qualquer coisa, desde a alteração da música, volume e brilho até outras funções globais do Windows.
Isto é algo que vale mesmo a pena. É que as Hotkeys podem fazer muito mais do que apenas aumentar a produtividade.