Quem faz musculação gosta normalmente de tomar suplementos de creatina para dar aos seus músculos um pouco mais de combustível para se exercitarem e ganharem mais massa muscular. O nosso corpo produz cerca de um grama de creatina por dia, e também pode obter creatina a partir de fontes animais de proteína. No entanto, os atletas tomam vários gramas de creatina por dia para ajudar no desempenho e na recuperação muscular. Um efeito secundário da toma de creatina é a retenção de água, porque puxa água para os músculos. Por este motivo será que a creatina interfere com a pressão arterial?
Os especialistas referem que pode ver um aumento na pressão arterial à medida que constrói mais massa corporal magra. É sempre mais saudável do que ter mais massa gorda. De qualquer forma é sempre bom estar atento à forma como o seu corpo reage a suplementos como a creatina. Embora a creatina seja frequentemente tomada para aumentar o tecido corporal magro a verdade é que também pode ajudar a melhorar a sua saúde cardiovascular.
A creatina pode melhorar a saúde vascular
A creatina pode atuar noutras partes do corpo para além do tecido muscular, incluindo o cérebro. De acordo com um estudo de 2020 na revista Nutrients, a creatina pode aumentar o fluxo sanguíneo para os membros. Mesmo que algumas pessoas vejam um aumento na pressão arterial após tomar creatina, algumas pesquisas mostraram que ela pode reduzir a pressão arterial pós exercício. A creatina tem propriedades antioxidantes que ajudam a proteger o corpo dos danos causados pelo stress oxidativo, que pode levar a doenças cardiovasculares. A inflamação é outro fator de risco para as doenças cardiovasculares, e a creatina pode reduzir a inflamação no corpo.
O coração também é um músculo, e as pessoas com insuficiência cardíaca podem ver uma queda nos níveis de creatina no coração. De acordo com um artigo publicado em 2021 na revista Nutrients, os ensaios clínicos revelaram que os suplementos de creatina ajudaram as pessoas com insuficiência cardíaca a utilizar o oxigénio de forma mais eficiente e a melhorar a resistência muscular. Melhorar a resistência e a força muscular pode ajudar as pessoas com insuficiência cardíaca a melhorar a sua qualidade de vida. No entanto, a investigação sobre a capacidade da creatina para melhorar diretamente a função cardíaca é heterogénea.
Deve começar a tomar creatina?
A creatina é geralmente segura se seguir as instruções de dosagem no rótulo do seu suplemento. Algumas pessoas podem tomar até 20 gramas de creatina por dia durante uma semana, durante a “fase de carga”, e depois reduzir para 5 gramas por dia para manutenção
De qualquer forma deve sempre considerar se necessita de suplementos. É que por vezes, a simples alteração da dieta ou do exercício físico pode proporcionar benefícios semelhantes.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!