A crise dos semicondutores continua, e como tal, o seu impacto também continua a deixar mazelas em várias indústrias, como é o exemplo do mundo da produção de processadores e placas gráficas. Sim… Se por acaso pensava que as coisas iam melhorar até ao final do ano, pode desde já tirar o cavalinho da chuva! É que caso contrário, este vai constipar-se.
Processadores e Placas Gráficas mais baratos? Não! Tudo mais caro!
Portanto, a produção continua insuficiente face à procura, por isso, as forças dominadoras da indústria, como a TSMC, continuam a subir os seus preços, de forma a aproveitar a situação ao máximo.
Dito isto, na verdade, até há bem pouco tempo, tínhamos um otimismo generalizado, devido às afirmações de Wang Mei-Hua, o Ministro da Economia de Taiwan. Afinal de contas, o governante tinha afirmado que a escassez de chips iria baixar de tom até ao fim do ano, devido ao grande foco e esforço do governo e todas as empresas da indústria, para aumentar um pouco o output de produtos a sair das linhas.
No entanto, as coisas não vão ser bem assim… A TSMC já notificou os seus clientes que os planos atuais são para aumentar os preços contratualizados em 20%. O maior aumento de sempre na TSMC! No entanto, neste aspeto, nem todos os clientes são iguais. Ou seja, a subida de preços vai depender do cliente em questão. (7nm e 5nm aumentam 10%, enquanto as linhas mais antigas aumentam entre 10% e 20%).
Ainda assim, o aumento é imediato, e como tal, é muito provável que exista uma nova subida de preços em várias gamas de produtos. Onde podemos incluir CPUs, GPUs, motherboard, smartphones, etc…
Quais são as causas para este aumento?
O aumento dos preços das matérias primas, o aumento do preço de distribuição. e claro, o facto de a TSMC ter de continuar a crescer aos olhos dos investidores-
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!