A pandemia de COVID-19 trouxe muita coisa para as nossas vidas, dificuldades financeiras, confinamentos, mercados com dificuldades de produção, vidas desfeitas, etc… Mas também evidenciou algo cada vez mais constante, especialmente na internet, a divulgação em massa de informações falsas!
Onde claro está, as redes sociais mais populares são também, obviamente, as plataformas mais visadas. Aqui temos de salientar o YouTube. Contudo, felizmente, a plataforma fez um grande esforço para meter um travão no fenómeno, conseguindo remover cerca de 1 milhão de vídeos ‘Fake News’, desde que a pandemia explodiu no início de 2020.
(COVID-19) YouTube já removeu cerca de 1 milhão de vídeos ‘fake news’
Portanto, o YouTube veio agora a público anunciar que já removeu mais de 1 milhão de vídeos, que por sua vez continham “informação perigosa acerca do coronavirus”. Um feito conseguido em cerca de um ano e meio, visto que a plataforma começou a remoção em Fevereiro de 2020.
E isto é apenas na parte da pandemia, porque em termos de vídeos removidos, o YouTube trata de retirar 10 milhões de vídeos da sua plataforma, de 3 em 3 meses. A maioria desaparece da plataforma antes de sequer chegar às 10 visualizações. É incrível!
É assim que o YouTube consegue ter uma taxa de 0.16~0.18% de vídeos online a violar as suas políticas. Ou seja, alguns uploads que passam pelos pingos da chuva.
Entretanto, a plataforma acredita que está a fazer um trabalho fulcral na prevenção da disseminação de informação falsa. Visto que, muitas vezes, a partilha começa imediatamente pela partilha de vídeos do YouTube. Mas este tipo de trabalho também está a ser feito noutras plataformas, como o Facebook, Twitter, Instagram, etc…
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Já lidou com este tipo de informação falsa na Internet? Partilhe connosco a sua experiência nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!