Durante o auge da pandemia de COVID-19, chegaram as “Notificações de exposição” aos smartphones Android e ao iOS. Isto para ajudar os utilizadores a saber se estavam expostos ao vÃrus. Mas, agora, essa funcionalidade está a desaparecer.
Acabou-se o COVID-19 para os smartphones Android e Apple
Em 2020, a Google e a Apple trabalharam em conjunto para lançar rapidamente notificações de exposição à COVID-19 que fossem interoperáveis entre o Android e o iOS. Usando Bluetooth, os smartphones viam de quem estavam próximos e depois através de uma app conseguiam avisar as pessoas que tivessem estado em contacto com um infectado.
Em teoria, era uma ideia fantástica, mas a recepção foi com grande ceticismo (como muitas iniciativas COVID-19) pelo público em geral, e também prejudicada pela implementação excecionalmente lenta, das aplicações necessárias para tornar a rede realmente útil.
Agora, a Google removeu as definições de notificação de exposição à COVID-19 do Android.
A mudança chegou pela primeira vez na versão beta em meados de outubro. No entanto, o site 9to5Google pode agora confirmar que foi removida na versão estável. A alteração foi introduzida com a última atualização do Google Play Services, mas apareceu pela primeira vez nos Play Services 23.42 (a versão atual é a 23.43). Anteriormente, as configurações do COVID-19 apareciam em Configurações > Google, mas simplesmente desapareceram.
Isto faz sentido. A pandemia propriamente dita chegou ao fim embora a doença persista com valores muito altos.
Em maio, a Apple notificou os utilizadores do iPhone de que podiam desativar as notificações de exposição e apagar os dados.
Do ponto de vista puramente técnico, esta funcionalidade era incrÃvel, especialmente tendo em conta o ritmo a que chegou. Mas o lançamento lento e confuso levou a uma adoção mÃnima. Nunca recebi uma única notificação de exposição durante toda a pandemia.
Chegou a utilizar este sistema? Conte-nos tudo nos comentários.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!