Um grupo de engenheiros da Universidade Carnegie Melon lançou uma nova aplicação chamada COVID Voice Detector que, segundo eles, é capaz de detectar a probabilidade de infecção por coronavírus usando a voz do paciente. Parece ficção científica, mas isto é possível graças à inteligência artificial. Este teste é totalmente grátis. No final do artigo encontra o link para o fazer e ver se está infetado com COVID-19.
COVID-19: site diz-lhe se está infetado através da análise da voz!
Antes de qualquer outra coisa e à semelhança de outros testes on-line este também não substitui um exame de laboratório ou de exame médico. De facto, os engenheiros que o desenvolveram alertam que não deve ser usado para tomar decisões médicas de nenhum tipo: “é uma ferramenta experimental que devolve uma pontuação que indica o grau de coincidência entre o formato da sua voz e a voz dos pacientes com COVID -19 que eles analisaram”.
Ainda assim é algo fascinante. Sabemos que a inteligência artificial é capaz de detectar padrões invisíveis para a mente humana. De facto, várias experiências piloto realizadas pela Google e outras empresas mostraram que a inteligência artificial é capaz de detectar se tem ou não certas doenças, analisando imagens ou outros sinais vitais.
Como é que tudo funciona?
As ferramentas de diagnóstico médico de inteligência artificial trabalham com redes neurais concorrentes, um sistema no qual uma rede neural analisa primeiro grandes quantidades de dados e faz um diagnóstico. Uma segunda rede compara o diagnóstico da rede neural com o diagnóstico conhecido como verdadeiro. À medida que este processo se desenrola, o sistema de inteligência artificial aprende quais os dados indicativos de um diagnóstico específico.
No caso da ferramenta para detectar pneumonia a partir de imagens de raios-X, a rede é capaz de detectar se um paciente tem uma infecção pulmonar depois de analisar centenas de milhares de imagens de raios-X com diagnóstico confirmado de pneumonia.
Como o teste COVID-19 por análise de voz detecta se está infetado
O mesmo método que referimos acima pode ser aplicado a qualquer tipo de dados, incluindo áudio. E foi exatamente isso que a equipa de Benjamin Striner, Bhiksha Raj e Rita Singh fizeram. Assim, a aplicação desenvolvida por cientistas e engenheiros da Universidade Carnegie Mellon começa por recolher amostras de voz. Depois essas amostras são então analisadas pela rede neural, fornecendo uma pontuação que compara a sua hipótese de estar infetado com a de pacientes confirmados com COVID-19 e pessoas limpas da infecção.
O COVID Voice Detector começa por recolher a sua idade, sexo, altura, peso e raça, dados necessários para colocar a sua voz num determinado contexto. Em seguida, faz várias perguntas relacionadas com a sua saúde que, como no ecrã anterior, são usados para catalogar as amostras de voz. O processo é rápido levando cerca de 2 minutos.
Finalmente, após as gravações, o sistema processa todas as amostras. Depois disponibiliza uma pontuação que indica o grau de coincidência entre os padrões de sua voz e os pacientes confirmados para COVID-19 no sistema.
No meu caso o resultado é o que está abaixo. Ou seja, uma hipótese muito baixa de estar infetado.
Pode fazer o teste totalmente grátis aqui.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!