O surto de COVID-19 é ainda uma incógnita para os cientistas, que apesar de já terem feito muitas descobertas relacionadas com o vírus e de se terem registado grandes avanços na realização de tratamentos, ainda existem perguntas às quais ninguém consegue responder. E isso assusta muitas pessoas em todo o mundo. Dito isto, vamos olhar para 3 questões mais frequentes por parte da população em relação ao COVID-19. Cujo as quais, nenhum cientista ou equipa médica ainda conseguiu responder.
Tem muitas questões em relação ao COVID-19 e sobre como este vírus atua? Veja se são as mesmas!
1- Se já tiver sido infetado pelo COVID-19 e se conseguir recuperar, passo a ficar imune ao vírus?
Portanto, esta é a pergunta que mais se tem feito durante estes últimos tempos e o que sinceramente acaba por causar mais curiosidade. Afinal de contas, já é sabido que o nosso corpo desenvolve certos anti-corpos contra o COVID-19 logo após se recuperar da doença. Mas não sabemos ao certo de isso torna o ser humano imune, e se sim… por quanto tempo?
2- Porque razão é que os homens tendem a ser mais afetados pelo COVID-19 do que as mulheres?
Segundo aquilo que já foi revelado acerca desta questão, parece que as mulheres podem de facto ter um sistema imunológico muito mais eficiente que o dos homens. Onde as hormonas femininas, parecem combater de melhor forma o vírus quando este dá entrada no organismo.
Isto porque, a taxa de mortalidade masculina na China é de cerca de 2,8%, enquanto que a taxa de mortalidade feminina estabilizou nos 1,7%. Para além disso, segundo alguns relatórios provenientes de Itália, 70% das vítimas mortais devido à pandemia de COVID-19 são do sexo masculino.
Mas isto também poderá ser explicado pelos maus hábitos de cada um, onde o fator tabaco pode realmente fazer toda a diferença entre uma pessoa que pode sobreviver ou morrer por causa do COVID-19.
3- Já sabemos que as pessoas infetadas podem transmitir o vírus! Mas… e aquelas pessoas que ainda têm os sintomas adormecidos e não sabem que estão infetadas?
Muitas são as pessoas que neste momento podem estar infetadas com o COVID-19, e nem sequer sabem. E essa é realmente a principal preocupação por parte da OMS, que especula que esses grupos poderão realmente estar a fazer com que o vírus se propague ainda mais.
Assim, sabemos que foi exatamente por isso que muitos países na Europa implementaram o estado de emergência e obrigaram as pessoas a ficar em casa de quarentena.
(Atualizado) Como é tratada uma pessoa com sintomas de COVID-19?
Em suma, ainda não existem respostas concretas para estas 3 questões relacionadas com o COVID-19. No entanto, espera-se que com o avançar da tecnologia e com o descobrimento das propriedades do vírus. Possamos em breve saber como nos defender ao certo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!