Leia isto antes de voltar a cortar um comprimido ao meio!

Há várias razões que levam uma pessoa a partir um comprimido ao meio. Talvez porque precisa de uma dose menor, está a tentar poupar nos custos de prescrição, ou tem dificuldade em engolir comprimidos maiores. Cortar comprimidos pode ser seguro e eficaz, mas há uma série de diretrizes para garantir que está a receber uma dose eficaz em cada comprimido dividido. Na verdade cortar um comprimido pode ser perigoso.

Leia isto antes de voltar a partir um comprimido ao meio!

Os riscos de cortar indevidamente um comprimido incluem a obtenção de uma dosagem inadequada ou a alteração do mecanismo de funcionamento. Como, por exemplo, mudá-lo de libertação prolongada (em que o medicamento é libertado lentamente no seu sistema durante um período de tempo) para um que se liberta de uma só vez.

Alguns comprimidos foram feitos para serem divididos.

Uma linha marcada (normalmente) significa que um comprimido se pode dividir. Assim se um comprimido tiver uma linha marcada no centro, isso é sinal que pode ser dividido ao meio. Por outro lado, a ausência de uma linha marcada não significa necessariamente que isso não possa acontecer, mas é um forte indicador de que provavelmente não o deve fazer. Se um comprimido tiver uma linha marcada e se puder dividir ao meio, então vai querer cortar ao longo da linha.

cortar um comprimido

As cápsulas, que normalmente contêm líquidos ou pequenos grânulos, nunca se podem dividir, uma vez que não existe uma boa forma de garantir uma dose exata. O mesmo se aplica aos comprimidos minúsculos ou assimétricos, uma vez que não existe uma boa forma de os dividir uniformemente.

Divida apenas um comprimido de cada vez

Pode ser tentador dividir um frasco inteiro de comprimidos de uma só vez para facilitar. No entanto, os comprimidos devem-se dividir um de cada vez. Para além disso, apenas no momento da utilização, uma vez que os comprimidos divididos podem-se afetar pelo calor ou humidade, como num ambiente de casa de banho. Corte apenas um comprimido de cada vez, mesmo antes de o tomar. Para além disso certifique-se de que usa ambas as metades antes de dividir o próximo comprimido.

Não divida os comprimidos de libertação prolongada

Os comprimidos de libertação prolongada libertam o ingrediente ativo ao longo de um período de tempo. Isto para que o efeito do medicamento seja escalonado. Isto contrasta com as formulações de libertação instantânea. Nesses a quantidade total do ingrediente ativo num comprimido liberta-se de uma só vez. Dependendo das suas necessidades específicas, o seu médico pode prescrever uma ou outra. No entanto, dividir um comprimido de libertação prolongada afeta este mecanismo. Assim pode fazer com que o medicamento se liberte de uma só vez.

Como dividir um comprimido em segurança

Se pretende dividir um comprimido, há uma série de práticas de segurança a seguir. Para começar, é útil comprar um cortador de comprimidos, que o pode ajudar a dividi-lo de forma mais eficaz do que usar uma faca, que pode fazer com que o comprimido voe pela sala. Também deve lavar as mãos antes e lavar o cortador de comprimidos entre utilizações, especialmente se estiver a cortar mais do que um tipo de comprimido.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.
 
Share to...