Como deve saber, com o lançamento das primeiras placas gráficas de nova geração, tivemos também a introdução de um novo conector (12VHPWR) que prometia deixar de lado todos os cabos de antigamente, para ser capaz de levar até 600W de poderio elétrico diretamente para a placa gráfica.
Este conector começou a aparecer nas primeiras ofertas RTX 40 da NVIDIA, mas rapidamente deu problemas. Porquê? Bem, é um conector que realmente promete o que cumpre, mas, tem de ser muito bem ligado. Infelizmente, alguns utilizadores não notaram o cabo mal ligado, e este acabou por derreter e provocar danos na placa gráfica, na fonte, e até em alguns componentes à volta.
Entretanto, já foram implementadas algumas melhorias graças a uma revisão da tecnologia. Mas, ainda assim, a Corsair decidiu criar algo à prova de falhas, e curiosamente, muito mais estético.
Corsair tem solução para os cabos derretidos no PC
Portanto, para acabar com os problemas, a Corsair decidiu lançar uma solução que funciona quase como uma “ponte” de 180º, capaz de eliminar os torções e falhas no encaixe. Além da funcionalidade, é também estético, e provavelmente outro ponto que vai ter iluminação RGB num futuro muito próximo.
Mais concretamente, este conector evita que tenha de dobrar cabos, evita que os cabos estejam encostados a outros componentes ou até à própria caixa, e facilita a arrumação dos mesmos. Também esconde a arrumação (ou falta dela).
Por enquanto, este produto ainda não está disponível para compra, nem é compatível com todas as placas gráficas do mercado. Mas é muito provável que o preço seja inferior a 40€.
Além desta solução da Corsair, as fabricantes como a ASUS, MSI, etc… Começaram a trabalhar em sistemas capazes de avisar os utilizadores se os cabos estão ou não bem montados, graças a LEDs coloridos colocados nas próprias placas gráficas. Mas… Vamos ser honestos. A solução da Corsair é bem mais simples.