Windows 11: update corrige explorador de ficheiros (1 ano depois)

Após uma longa espera de quase um ano, três meses e duas semanas, a Microsoft finalmente resolveu um problema que fazia com que o Explorador de Ficheiros abrisse automaticamente e tirasse o foco de outras aplicações no Windows 11. Esta correção chegou com o Windows 11 KB5033375 (atualização cumulativa de dezembro de 2023).

Windows 11: update corrige explorador de ficheiros (1 ano depois)

Esse problema destacou-se pela primeira vez por centenas de utilizadores no Hub de Feedback em outubro de 2022, quando o Windows 11 Moment 2 chegou com um design atualizado do Explorador. Então, de que se trata este erro? De acordo com o Windows Latest este bug faz com que o Explorador de Ficheiros seja aberto repentinamente em primeiro plano ao realizar qualquer atividade não relacionada com esta aplicação.

Este problema pode ser extremamente irritante, pois pode acontecer em intervalos aleatórios e, em casos piores, a cada hora. Não importa em que aplicações ou programas está concentrado, uma vez que o Explorador de Ficheiros tenta automaticamente obter o foco em intervalos aleatórios. Isto pode acontecer no meio de um documento ou apresentação.

De facto, algumas pessoas descrevem este problema como um pesadelo. Isto porque pode parecer que o computador foi pirateado e que alguém está a tentar abrir pastas.

A atualização de dezembro do Windows 11 corrige o problema com o Explorador de Ficheiros

Nas notas de lançamento da atualização de dezembro de 2023 (KB5033375), a Microsoft reconheceu discretamente que corrigiu um problema que faz com que as janelas do Explorador de Ficheiros apareçam em primeiro plano.

“Esta atualização resolve um problema que afeta as janelas do Explorador de Ficheiros. Quando não espera, elas aparecem em primeiro plano”, lê-se na nota de lançamento.

Isto é sem dúvida uma boa notícia. Este erro tem sido uma fonte significativa de irritação, levando algumas pessoas a considerar a mudança para outros sistemas operativos.

Vale a pena notar que a Microsoft nunca confirmou oficialmente esse bug na documentação de suporte do Windows 11 22H2 ou 23H2. Ainda assim reconheceu nas notas de lançamento da Build 23403.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também