Os nossos telemóveis sabem mais sobre nós do que por vezes imaginamos. Isto porque na prática armazenam tudo, desde mensagens pessoais a dados bancários. É por isso que manter o seu telemóvel Android seguro é uma prioridade máxima. Assim tem mesmo de fazer isto para não correr riscos.
Evite ligar-se a redes não seguras
Embora as redes Wi-Fi públicas – como as dos cafés ou aeroportos – sejam normalmente gratuitas e convenientes, muitas vezes não têm encriptação, o que facilita a interceção de dados por parte dos hackers. É por isso que deve evitar sempre que possível utilizá-las. Se precisar de aceder à Internet em viagem, pode ser boa ideia utilizar os dados móveis, mesmo que tenha de pagar por isso.
Reveja regularmente as permissões das aplicações
Quando configuramos aplicações e jogos pela primeira vez, por vezes concedemos apressadamente permissões de aplicações sem pensar muito. Com tantas aplicações instaladas no telemóvel é fácil esquecermos o acesso que concedemos. Por isso, reveja periodicamente as permissões das aplicações.
Por exemplo, reveja regularmente quais as aplicações que têm acesso à sua localização, câmara ou microfone. Manter um olhar atento às permissões evita que aplicações indesejadas recolham mais dados do que deveriam e ajuda a proteger a minha privacidade.
Mantenha a opção Encontrar o meu dispositivo activada
Encontrar o meu dispositivo é uma das funcionalidades mais importantes do Android, pois permite seguir a sua localização num mapa e tocar-lhe para o encontrar facilmente. No caso infeliz de o seu telemóvel ser roubado, pode até bloqueá-lo remotamente e apagar os dados para garantir que as informações pessoais permanecem seguras e protegidas.
Embora o seu telemóvel esteja protegido por um código de acesso forte no ecrã de bloqueio, a app Encontrar o meu dispositivo dá a tranquilidade necessária para saber que os seus dados estão seguros, independentemente do que aconteça ao dispositivo.
Desactive o acesso às definições rápidas no ecrã de bloqueio
Outra coisa importante passa por desativar o acesso às Definições rápidas no ecrã de bloqueio. Ao fazê-lo, certifica-se de que ninguém pode alterar funcionalidades essenciais, como colocar o telemóvel no modo de avião ou desligar os dados móveis e os serviços de localização, mesmo que tenham o dispositivo.
Isto é especialmente importante no caso de perder acidentalmente o telemóvel e este cair nas mãos erradas.
Descarregue aplicações apenas da Play Store
Ao contrário dos iPhones, o Android facilita o sideload de aplicações. Embora seja tentador experimentar aplicações de fontes de terceiros, o risco normalmente não vale a pena. Em vez disso, mantenha-se na Play Store, onde a Google verifica cuidadosamente todas as aplicações em termos de segurança e conformidade.
Se fizer isto vai correr muito menos riscos com o seu smartphone Android.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!