Verifique a cor do fluído do sistema de direção assistida

Se alguma vez tentou conduzir um carro com o motor desligado e em ponto morto, sabe como é muito mais difícil virar as rodas dianteiras do que quando o motor está a trabalhar. Isto porque, na condução diária, grande parte do trabalho de manter o veículo na faixa de rodagem ou de virar é feito por um sistema de direção assistida que amplifica os movimentos do volante feitos pelo condutor. Em muitos veículos, a assistência à direção assume a forma de um sistema hidráulico. A direção assistida utiliza uma bomba, acionada por uma correia ligada ao motor, para empurrar o fluido hidráulico da direção assistida através do sistema. Essa pressão aplica mais força ao conjunto da direção do que o condutor, facilitando a viragem das rodas. Mas para que tudo corra bem deve verificar o fluído do sistema de direção assistida, sobretudo a cor.

Verifique a cor do fluído do sistema de direção assistida

Existem três tipos de fluidos utilizados para este sistema. Assim temos o fluido de transmissão automática (literalmente o mesmo líquido que a transmissão automática utiliza), um fluido sintético especializado ou um fluido hidráulico de base mineral. Há um recipiente com este fluido debaixo do capô e é uma boa ideia verificá-lo periodicamente. O que se passa dentro desse reservatório – desde a quantidade de fluido à sua cor – é um bom indicador da saúde do seu sistema de direção assistida.

Resolução de problemas pela cor

O fluido da direção assistida novo é transparente e normalmente de cor âmbar, vermelha ou rosa. Como funciona num sistema fechado, o nível de fluido do reservatório deve manter-se quase constante. Se o nível baixar, isso significa que há uma fuga algures. Este fluido ajuda os condutores a fazer girar as rodas e lubrifica o sistema de direção para que as peças não se moam. Ao longo dos meses e quilómetros, o fluido pode degradar-se ou acumular pó, sujidade e outros líquidos. Isto altera a cor do fluido ou, o que é mais preocupante, a sua consistência.

Mesmo em condições normais de condução, o fluido pode tornar-se castanho ou mesmo preto se não for alterado durante muito tempo. É importante substituir o fluido quando estiver a ficar com uma cor mais escura, ou pode acabar com um carro que range quando vira o volante.

direção assistida com problemas, centímetros do volante

O fluido que perde a sua clareza e fica com uma cor espumosa ou leitosa pode indicar que entrou água ou ar no sistema. Isto torna o fluido menos eficaz ou mesmo causando danos no sistema de direção assistida. Assim, deve-se lavar o sistema e substituir. O fluido leitoso ou espumoso é também um sinal de que o sistema de direção assistida precisa de ser reparado por um mecânico para descobrir como ficou contaminado.

Entretanto se o fluido mudar de consistência, deve ser lavado e o sistema inspecionado. Isto especialmente se vir pedaços de partículas ou lascas de prata no reservatório. Assim quando o fluido da direção assistida perde a sua capacidade de lubrificação devido à idade ou à contaminação, permite que as peças internas do sistema de direção se desgastem umas às outras e desprendam lascas de metal.

E se não mudar? 

É importante seguir o calendário de manutenção do seu veículo em particular. Mas uma regra geral é lavar e substituir o fluido da direção assistida entre as 40.000 e as 80.000 milhas. Deixar fluido velho ou em mau estado no sistema fará com que a bomba trabalhe mais e até pode ficar mais barulhenta ou chiar. A bomba pode até começar a moer-se e a deitar pedaços de metal no fluido, danificando potencialmente outras partes do sistema.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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