A cor do seu carro tem um impacto direto no preço do seguro? 

Como qualquer antigo ou atual proprietário de um automóvel sabe, ter um carro é mais do que comprá-lo, pegar nas chaves e sair a conduzir. Há medidas preventivas que tem de tomar. Afinal de contas, na estrada, praticamente tudo pode acontecer, pelo que é importante ter o seu veículo segurado caso as coisas corram mal. Infelizmente, o seguro não é barato e pode tornar-se ainda mais caro com base em factores que as melhores e piores companhias de seguros podem considerar importantes. Há algumas coisas que podem influenciar as taxas de seguro para um determinado veículo. As características de segurança incluídas ou excluídas, a idade do carro, entre outras. E será que a cor do seu carro tem um impacto direto no preço do seguro?

A pintura de um automóvel de série não é tida em conta nas taxas de seguro. No entanto, quando entramos no campo dos trabalhos de pintura personalizados, vemos um salto nos custos de seguro, e aqui está o porquê.

As pinturas personalizadas são mais susceptíveis de influenciar o preço do seguro

A única forma de a cor padrão do carro poder afetar potencialmente o preço do seguro deve-se ao roubo do automóvel. É mais comum que um carro pintado com uma cor padrão mais popular seja roubado e revendido, já que os carros com esquemas de cores mais exclusivos e chamativos não alcançam uma quantia tão alta. De facto, a pintura é uma das razões pelas quais alguns carros são mais susceptíveis de serem roubados. Assim, se uma seguradora tiver este facto em conta, pode acabar por ter uma taxa mais alta ou mais baixa, dependendo da cor do veículo coberto pela apólice. No entanto, o mais comum é que o seguro aumente graças à pintura personalizada de um carro.

(ensaio) seat ibiza: ainda é o carro barato, jovem e irreverente a ter em conta!

Embora seja improvável que uma pintura personalizada pareça mais desejável para os ladrões, o facto é que apresenta cenários únicos para as companhias de seguros lidarem. A pintura pós-venda pode ser complexa e cara, certamente mais do que uma pintura de série. Como resultado, algumas companhias de seguros oferecem pacotes especiais para veículos personalizados. Este trabalho pode acrescentar valor ao carro, o que pode fazer com que as taxas de seguro subam.

Existem também alguns factores físicos que, ao contrário da pintura, influenciam ativamente o custo do seguro de um automóvel.

Outros factores que podem ter impacto nas taxas de seguro

A pintura pode não influenciar os custos do seguro, mas factores como a idade e as caraterísticas de segurança podem certamente influenciar. As informações do condutor também podem ter um grande impacto no custo do seguro todos os meses. Em primeiro lugar, estão factores como a idade. Os condutores mais jovens e seniores tendem a ter contas mais elevadas, enquanto os condutores de meia-idade têm um valor ligeiramente inferior.

(ensaio) seat ibiza: ainda é o carro barato, jovem e irreverente a ter em conta!

O histórico de seguros também é um fator importante. Se tiver apresentado vários pedidos de indemnização ou se tiver deixado a sua cobertura de seguro caducar durante algum tempo, pode acabar com uma taxa mais elevada. O facto de ser casado também é algo que as seguradoras consideram, bem como se você e o seu parceiro são pais. Não é inédito que as pessoas nessas posições recebam melhores taxas do que os seus homólogos solteiros e sem filhos. Embora não seja o principal fator que influencia os seguros, o crédito bom ou mau também pode influenciar as suas taxas.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também