O Facebook está a planear unificar a infra-estrutura de conversação do WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger… Basicamente a pegar na filosofia ‘One Ring to Rule Them All’ de Senhor dos Anéis!
Só uma aplicação? Não é bem assim… A ideia é unificar a infra-estrutura, ainda não é claro se as atuais aplicações se irão ou não manter!
Claro que uma decisão destas tem os seus prós e contras, mas uma coisa é certa, a adição de encriptação fim a fim a todas as conversas nestas redes sociais é algo extremamente aliciante, se der muito valor à sua privacidade, claro está.
Mas se pensa que é algo fácil de concretizar, também está muito enganado!
Quatro membros do staff deste projeto, disseram ao New York Times, que é uma tarefa que irá demorar algum tempo, e requere a participação de milhares de empregados do Facebook! Para reconfigurar todas as plataformas, até ao seu nÃvel mais básico.
“Ao juntar a infra-estruturas destas Apps, Mr Zuckerberg quer aumentar a utilidade da rede social“. Além disso, as fontes afirmam ainda que a ideia é conseguir implementar anúncios de forma mais eficiente na plataforma, para gerar mais receita para a empresa.
Infelizmente, esta iniciativa não tem ajudado a apaziguar as relações dentro do Facebook…
Afinal de contas, os fundadores do Instagram, Kevin Systrom e Mike Krieger, abandonaram a empresa em Setembro. Após ficarem frustrados com o envolvimento crescente de Zuckerberg nos seus projetos. Similarmente, os fundadores do WhatsApp, seguiram o mesmo caminho, por razões muito parecidas.
Aparentemente, Zuckerberg também parece ter feito um pedido especial, para que todas as aplicações de conversação da empresa, passem a contar com encriptação fim-a-fim incorporada. No fundo, uma medida de segurança importante, depois dos últimos meses em que a rede social tem sido enxovalhada publicamente devido às fugas de informação.
Assim que esta funcionalidade for implementada, é possÃvel que um utilizador do Facebook, possa enviar uma mensagem encriptada a um utilizador do WhatsApp.
O projeto deverá ficar completo no fim do ano, ou no inÃcio de 2020.
O que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo!
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!