Quais as diferenças entre controlo de tração e de estabilidade?

No mundo dos automóveis, o progresso nunca pára. Entre os lançamentos anuais de novos modelos, o crescente mercado de veículos eléctricos e a tecnologia e sistemas de segurança automóvel em constante evolução, pode ser difícil acompanhar as inovações automóveis. É compreensível que muitas pessoas fiquem confusas com termos como controlo de estabilidade e controlo de tração. Embora estas duas tecnologias já existam há algum tempo, a maioria das pessoas tende a estar menos familiarizada com elas do que com outros dispositivos de segurança automóvel mais conhecidos. Então, o que são exatamente o controlo de tração e o controlo de estabilidade. Quais são as diferenças entre os dois?

Quais as diferenças entre controlo de tração e de estabilidade?

Embora pareçam semelhantes e desempenhem, de facto, funções semelhantes, não são a mesma coisa. Tanto os sistemas de controlo de tração como os de controlo de estabilidade funcionam com o ABS de um automóvel para ajudar os condutores a manter o controlo do veículo em condições de condução molhadas, escorregadias ou instáveis. No entanto, as características e os níveis de controlo que estes sistemas proporcionam diferem significativamente.

O que é o controlo de tração?

Os sistemas de controlo de tração são mais antigos do que o controlo de estabilidade. De facto, pode pensar-se no controlo de tração como o irmão mais velho ou o antecessor dos modernos sistemas de controlo de estabilidade. Os sistemas de controlo de tração (TCS) funcionam em conjunto com o ABS de um automóvel, que mede a velocidade da roda utilizando sensores montados no cubo da roda ou perto dele. Estes sensores de velocidade das rodas utilizam ímanes para monitorizar o movimento e a velocidade das rodas do seu automóvel. Se o sistema detetar uma rotação anormal ou uma perda de tração a luz do controlo de tração pode aparecer no painel de instrumentos e o sistema aplicará automaticamente os travões a uma ou mais rodas.

desligar o controlo de tração

Alguns sistemas de controlo de tração também reduzem a potência do motor quando é detectada uma perda de tração. Nestes sistemas, se o condutor começar a perder o controlo, o módulo de controlo do sistema aplicará seletivamente a pressão dos travões e reduzirá a potência do motor para ajudar o condutor a recuperar o comando do veículo.

O que é o controlo de estabilidade?

O controlo de estabilidade é uma versão mais avançada do controlo de tração. Utiliza o mesmo equipamento – incluindo o ABS e os sensores de velocidade das rodas associados – e inclui vários sensores adicionais. Os sistemas de controlo de estabilidade incluem um sensor de posição do volante. Assim ajuda o sistema a monitorizar a direção do volante e a direção pretendida versus a direção real da viagem. O sistema também inclui um sensor de velocidade de guinada. Assim mede o grau de derrapagem ou de rotação do automóvel, e um acelerómetro de três eixos para monitorizar o seu ângulo e movimento em todas as direcções.

controlo de estabilidade

O módulo de controlo do sistema interpreta os dados combinados destes sensores e utiliza-os para ajudar a manter a estabilidade do veículo. Se o sistema detetar uma derrapagem ou uma perda de tração, pode aplicar seletivamente a pressão dos travões. Também reduzir a potência do motor para colocar o veículo de novo na via, à semelhança do controlo de tração. No entanto, o controlo de estabilidade não ajuda apenas em condições de piso molhado ou escorregadio, como o controlo de tração, uma vez que também mantém a estabilidade do automóvel durante manobras bruscas e curvas, manipulando ativamente a direção de deslocação do veículo.

Entretanto tal como acontece com o controlo de tração, a luz do controlo de estabilidade aparecerá no painel de instrumentos. Isto quando o sistema estiver a ser utilizado. No entanto, se a luz se acender e permanecer acesa, é provável que exista um problema com o sistema.

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Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

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