Controladores (drivers) do chipset: veja porque tem de atualizar!

De certeza que gosta de ter o seu computador a funcionar no seu melhor. Ora uma boa forma de garantir isto é atualizar os controladores. Embora muitos de nós mantenham os controladores das placas gráficas atualizados, temos tendência a ignorar os controladores (drivers) do chipset. Vamos dizer-lhe o que são, porque são importantes e como atualizá-los.

O que são os controladores (drivers) do chipset?

Um chipset é um conjunto de chips integrados na sua motherboard. É responsável pela comunicação entre os diferentes componentes do seu computador. Controla componentes como a RAM, o armazenamento e as portas USB, mas também gere o fluxo de dados e a regulação da tensão. Em termos práticos, o seu chipset determina se pode fazer overclock da sua RAM e CPU, assumindo que estão desbloqueadas para overclocking. Por exemplo, os chipsets AMD da série A tradicionalmente não permitem overclocking manual.

razer, motherboard

Os drivers do chipset são um tipo de software que permite que o seu chipset comunique eficazmente com o seu sistema operativo. Os drivers são muitas vezes referidos como “tradutores”. Sem quaisquer controladores de chipset, o computador não funcionaria corretamente. Assim o sistema operativo não seria capaz de detetar todas as peças do computador e, provavelmente, teria problemas de estabilidade. Todos os sistemas operativos detectam e instalam automaticamente os controladores de chipset em segundo plano para garantir que tudo funciona corretamente, sem que o utilizador saiba que isso aconteceu.

No entanto, só porque o seu sistema operativo instalou os controladores do chipset não significa necessariamente que sejam os correctos. Mesmo assim, deve fazer o possível para atualizar para a versão mais recente.

Porque é que as actualizações são importantes

Verdade seja dita, não é necessário instalar os drivers de chipset mais recentes, mas existem algumas boas razões para o fazer. Para começar, a instalação de drivers de chipset melhora a compatibilidade. Novos modelos de SSDs NVMe, RAM e outros componentes são lançados a toda a hora. A atualização para a BIOS mais recente é apenas um lado da equação. Também precisa dos controladores de chipset mais recentes para garantir que todos os componentes funcionam corretamente. Ao contrário das actualizações da BIOS, as actualizações do chipset são isentas de riscos e totalmente efetuadas no sistema operativo.

Motherboard, AM4, AMD, Ryzen

Mais importante ainda, os drivers de chipset atualizados melhoram a segurança, a estabilidade e o desempenho. Consulte as notas de lançamento de qualquer controlador de chipset e verá provavelmente “correcções de erros”, juntamente com outras melhorias menores. Embora os controladores de chipset não aumentem necessariamente o FPS médio, podem reduzir ligeiramente as interrupções aleatórias, melhorando os valores mínimos de 1% e 0,1%. Isto deve-se ao facto de os controladores atualizados otimizarem a forma como a CPU, a RAM, o armazenamento e outros componentes comunicam.

A atualização dos drivers do chipset também pode trazer suporte para novos programas e funções. Um ótimo exemplo são os planos de energia do Ryzen, que melhoram ligeiramente o desempenho ao corrigir o uso da CPU do Windows em CPUs Ryzen mais antigas.

Como atualizar os drivers do chipset

Para atualizar os drivers do seu chipset, comece por identificar o chipset da sua motherboard. O chipset está na primeira parte do nome do modelo da sua board. Se não souber o nome do modelo, pode verificar rapidamente abrindo o menu Iniciar, procurando por “Informações do sistema” e clicando na aplicação. Verá o fabricante e o modelo onde diz produto da Placa Base.

Se estiver a utilizar AMD, pode obter os controladores do chipset junto do fabricante da board ou diretamente no site de suporte da AMD.

Se for Intel, há uma boa hipótese de o Windows já ter transferido e instalado os controladores ideais para o seu chipset.

Ao seguir a Leak no Google Notícias está a ajudar-nos. Carregue aqui e depois em seguir.
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também