Atenção: esta é a conta de e-mail que tem de criar hoje!

Alguma vez se esqueceu da sua palavra-passe ou ficou bloqueado na sua conta de correio eletrónico? É uma situação muito frustrante. É por esse motivo que tem mesmo de ter um email de recuperação configurado. Na prática pode ser um verdadeiro salva-vidas. Assim e caso não tenha nenhum este é mesmo a conta de e-mail que tem de criar hoje!

Atenção: esta é a conta de e-mail que tem de criar hoje!

O que é um email de recuperação e porque é tão importante?

Um email de recuperação é um método de backup para aceder à sua conta de email principal, caso fique bloqueado, se esqueça da sua palavra-passe ou se a conta cair nas mãos erradas.

Perder o acesso à sua caixa de entrada principal nunca é o ideal, mas um endereço de recuperação associado garante que pode repor as credenciais e iniciar sessão novamente. Também significa que quaisquer alertas de segurança sobre a sua conta são enviados para um segundo local, mantendo-o informado sobre possíveis problemas.

recuperar espaço no smartphone
Deleting data technology concept as a broom wiping clean binary code as a cyber security symbol for erasing computer information or to delete an email and clean a hard drive server with 3D illustration elements.

Além disso, alguns fornecedores utilizam o e-mail de recuperação durante a verificação de actualizações importantes. Ao efetuar alterações substanciais às definições, podem enviar uma mensagem de confirmação para esta caixa de entrada secundária por segurança.

Como configurar um e-mail de recuperação

No que diz respeito à configuração de um email de cópia de segurança para recuperação de conta, existem algumas opções diferentes à escolha. Pode criar um novo e-mail com um fornecedor diferente do principal, por exemplo, utilizando o Gmail como endereço diário e o Outlook como endereço de recuperação. Ou, se já tiver outro endereço do seu fornecedor de correio eletrónico principal, pode utilizá-lo. Também pode considerar a possibilidade de criar um correio eletrónico de recuperação dedicado com fornecedores de correio eletrónico centrados na segurança, como o ProtonMail ou o Tutanota. Outra abordagem é a utilização de um e-mail de domínio personalizado, que lhe dá mais controlo sobre a configuração do seu e-mail.

conta de e-mail

Para configurar um e-mail de recuperação, normalmente tem de navegar para as definições de segurança da sua conta de e-mail e adicionar o endereço alternativo no campo designado. Por exemplo, no Gmail, pode encontrar o campo do e-mail de recuperação na página Segurança da sua conta.

Depois de adicionar um e-mail de recuperação, o Gmail enviará um código de verificação para esse e-mail de recuperação. Assim fique atento à sua caixa de entrada para ver uma mensagem com um código de seis dígitos. Copie e cole esse código na caixa de verificação e clique em “Verificar” para confirmar que possui ambos os endereços.

Ao selecionar um e-mail para fins de recuperação de conta, a principal prioridade deve ser garantir que é seguro.

É muito importante utilizar uma palavra-passe única e muito forte para este e-mail de recuperação, que seja diferente de todas as outras que utiliza. Certifique-se de que ativa a autenticação de dois factores se o seu fornecedor de correio eletrónico a oferecer.

Entretanto mantenha o e-mail de recuperação bastante privado. Ou seja, não o utilize para os seus e-mails normais ou para inscrições em sites aleatórios. Além disso, verifique-o regularmente para garantir que a conta permanece ativa e acessível em caso de emergência. Mais uma coisa: pode querer aceder a esse e-mail de recuperação a partir de um dispositivo ou browser diferente do principal, apenas para adicionar outra camada de separação entre as duas contas.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!

Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Leia também