Pode olhar para a redução da conta da luz como um jogo. Se for inteligente e fizer as escolhas certas será recompensado. Para além disso, até pode tentar reduzir as despesas um pouco mais todos os meses. A sua carteira vai arrefecer. Para lhe darmos uma ajuda na redução da conta da luz vamos dizer-lhe como poupar na cozinha, quarto e sala
Conta da luz: como poupar na cozinha, quarto e sala!
Cozinha
Existem muitos equipamentos que utilizamos na nossa cozinha e que representa um grande rombo na fatura da eletricidade se contabilizarmos um ano. Como o nosso objetivo é ajudar vamos apresentar-lhe por uma ordem que vai dos mais gastadores até aos que têm menos impacto na conta da luz.
Adivinha qual é o grande vampiro de energia da sua cozinha?
Se disse máquina de lavar louça acertou. De facto, é o equipamento que gasta mais e as pessoas utilizam-na por cerca de 1000 horas ao longo do ano. Ora isso custa cerca de 260 Euros ao ano. Ou seja é um valor substancial na conta da luz.
Entretanto o congelador chega em segundo lugar. Funcionam ao longo de 8760 horas e têm um custo na conta da luz de 257 Euros. Também é um valor muito significativo.
Por outro lado a secadora também é um eletrodoméstico muito utilizado. Normalmente utilizamos cerca de 270 horas por ano. Isto representa um impacto de 134 Euros na fatura anual.
O forno também tem um impacto significativo nas contas mas eventualmente não tanto quanto possamos pensar. Também porque utilizamos menos vezes. Assim estima-se uma utilização a rondar as 182 horas o que dá cerca de 77 Euros na fatura mensal.
A seguir temos o frigorÃfico. Funciona tal como o congelador durante 8760 horas e tem um impacto no valor anual de 68 Euros.
Depois temos a Air Fryer. Utilizamos normalmente durante 182 horas e tem um impacto na conta da luz anual de 53 Euros.
O micro-ondas é também um equipamento muito utilizado na cozinha. Funciona normalmente ao longo de 91 horas em todo o ano e tem um impacto de 20 euros na conta da luz. É algo que podemos ir desligando quando não está a ser utilizado para poupar na conta da luz. Especialmente se tiver um ecrã.
Outro aspeto interessante é verificarmos o custo da nossa máquina de café ao longo de um ano inteiro. Ora se considerarmos que ela durante os 365 dias funciona ao longo de 60 horas custa cerca de 16 Euros por ano.
Quarto e Sala
Quando pensamos em coisas que têm um grande impacto na conta da luz lembramo-nos essencialmente dos eletrodomésticos da cozinha. Afinal de contas é lá que estão os equipamentos mais gastadores como o Forno ou a máquina de secar roupa. No entanto a verdade é que não é só nessa parte da casa que estão os dispositivos que podem ter um impacto significativo naquilo que pagamos de electricidade. De facto, isto que tem no quarto ou na sala custa cerca de 200 Euros na conta da luz ao fim de um ano.
Carregadores
É comum deixarmos qualquer coisa, desde smartphones a portáteis ligados à noite para carregar. À partida nada disto irá gastar muito, sobretudo se vive sozinho. Agora se estamos a falar de um agregado familiar isto já faz toda a diferença. Se tiver dois ou três carregadores ligados durante todo o ano, bem como os adaptadores de energia dos portáteis o valor já será mais significativo. Dependendo de quantos estão ligados ao mesmo tempo pode custar-lhe cerca de 20 Euros por ano. Isto apenas por estarem na ficha sem o estarmos a utilizar. Assim não é má ideia desligarmos.
TVs, Boxes e afins
No que diz respeito às TVs temos dispositivos de várias dimensões e tecnologias. É por este motivo que umas podem gastar mais e outras menos. Mas para além disso temos consolas, receptores multimédia, barras de som que em alguns casos raramente utilizamos mas estão ligadas, boxes e muito mais. Mas quanto gasta em média cada um destes equipamentos e o que podemos poupar?
Televisão em stand-by
Alguns modelos gastam muito pouca energia em modo stand by e usam menos de 1W, enquanto outros usam até 20W. É seguro estimar que em média o dispositivo que temos em casa provavelmente utiliza cerca de 10W.
Gasto estimado – cerca de 10W.
Box Vodafone/Meo/NOS
As boxes de TV são verdadeiros vampiros de energia. Claro que de acordo com o modelo, umas podem gastar mais e outra menos. Dito isto, há aquelas que conseguem ir até aos 25W quando estão em stand-by e outras que só gastam cerca de 5W. Dito isto, é seguro contarmos com 10W.
Gastos estimado – cerca de 10W.
Box de Streaming / Chromecast
Estes dispositivos têm a vantagem de gastar muito pouca energia. Se estivermos a falar de um Chromecast que se alimenta através da TV ainda melhor. Tudo porque em alguns casos acabam por não gastar nada. Seja como for e olhando para a média destes equipamentos é seguro dizermos que gastarão cerca de 1W em stand by.
Gasto estimado – cerca de 1W.
Consolas de jogos
Se alterou as definições na consola para utilizar as opções mais amigas da energia, a carga inativa é provavelmente de cerca de 0,5-1W. No entanto se estivermos a utilizar o modo Instant-On da XBOX ou o modo de repouso da PlayStation estamos a gastar mais energia do que deverÃamos. Nestes casos podemos ter um gasto a rondar os 12W.
Gasto estimado – cerca de 12W.
Aparelhagem
Neste campo varia muito do que ela faz quando está desligada. No entanto, olhando para a média de consumo destes equipamentos em stand-by podemos contar com cerca de 25W.
Gasto estimado – cerca de 25W.
Ou seja, o simples ato de deixarmos os equipamentos em stand by custam-nos cerca de 60 Euros por ano. O valor até poderá ser maior uma vez que fizemos a média de gastos.
Computadores portáteis e de secretária
Muitos de nós nunca pensamos em desligar os nossos computadores quando não estão a ser utilizados. Mas podemos poupar muito.
Tal como os televisores, os computadores podem ser caros por duas razões.
Primeiro, desligá-los não mata completamente o fluxo de energia, e segundo, os dispositivos extra como monitores, modems, impressoras e routers acabam por fazer uma enorme mossa na nossa energia também.
Muitos especialistas em energia recomendam desligar o seu computador se pretende ficar inactivo por mais de 20 minutos, e desligar o computador e o monitor quando vai estar fora durante duas ou mais horas.
Com isto vai poupar cerca de 30 Euros ano.
Luzes
Ao longo do tempo, os custos energéticos de nos esquecermos de desligar o interruptor de luz estão sempre a somar.
Agora pense num quarto com quatro lâmpadas – se deixar essas luzes acesas enquanto dorme todas as noites durante um ano, pode estar a gastar cerca de 50 Euros por ano.
Se fizer tudo direitinho vai conseguir poupar e muito na conta da luz.
Receba as notÃcias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!