É uma péssima notícia na altura em que a maioria dos portugueses vai de férias. Ou seja, quando chegarem a fatura da luz vai subir. No entanto, é mesmo muito provável que isto aconteça já que partiu de uma proposta de revisão tarifária por parte da ERSE. Preparado para a conta da luz aumentar a partir de julho?
Atenção! Conta da luz pode aumentar a partir de julho!
A primeira coisa que tem de saber é que isto não afeta os preços do mercado regulado. Assim afeta apenas os clientes que estão no mercado liberalizado que é a maioria.
Esta proposta ainda será avaliada pela ERSE nos próximos dias. Seja como for o que está essencialmente em causa são as tarifas de acesso à rede (TAR) que na prática irão aumentar face ao valor que está a ser praticado. Como se percebe isto terá impacto nos custos operacionais e no final isto tem impacto no cliente.
Ainda não se sabe qual será o valor detalhado das novas tarifas nem existe ainda uma estimativa de impacto conforme refere o Expresso. Seja como for esta atualização terá impacto.
Isto é mau para operadores e clientes
Esta é uma situação má para operadores como para clientes finais.
Ao nível dos clientes já se percebeu bem o que irá acontecer. Ou seja, irão pagar mais. Ao nível dos operadores é igualmente mau. Isto porque perdem alguma vantagem para as tarifas reguladas que umas vezes compensam e outras nem tanto.
Quer poupar para baixar a conta da luz?
Os dispositivos elétricos ligados à corrente utilizam frequentemente pequenas quantidades de energia, independentemente de estarem ligados ou desligados. Dependendo de quantos dispositivos tem, é possível que esteja a pagar mais de 100 euros por ano para alimentar estes chamados “dispositivos vampiros”.
Embora usar menos energia seja a principal razão para desligar as coisas, há também a questão dos picos de energia. Pequenos picos de energia são comuns, e embora eles possam não estragar os dispositivos electrónicos, causam pequenas quantidades de danos. Se deixar as coisas ligadas desnecessariamente, expõe os seus dispositivos a estes danos sem nenhuma razão.
Muitos dispositivos eléctricos também não devem estar ligados à corrente por longos períodos de tempo. Por exemplo, aparelhos alimentados por bateria, tais como smartphones e computadores portáteis, só se devem ligar à corrente para carregar. Se eles ficarem ligados por mais tempo do que isso, pode reduzir a vida útil da bateria. É por isso que não é suposto carregar tais aparelhos durante a noite.
De facto os vampiros de energia são muito silenciosos
Entretanto as luzes de standby são comuns em muitos aparelhos e utilizam energia constantemente. Para além disso alguns aparelhos têm ecrãs sempre ligados, que usam energia independentemente de estarem ou não a cumprir alguma função.
Que Dispositivos Deve Desligar para Poupar Energia?
O que precisa de desligar depende em grande parte do que possui. No entanto estes são os dispositivos habituais que as pessoas tendem a deixar ligados desnecessariamente.
Televisão: A maioria dos televisores tem luzes de standby que utilizam energia quando ligados à corrente. Os dispositivos ligados a ela, tais como boxes também devem ser desligados pela mesma razão.
Hi-Fi: Os equipamentos de áudio tendem a ter múltiplas luzes de standby. Qualquer sistema que utilize Wi-Fi ou Bluetooth faz o mesmo porque está sempre à espera de ligação.
Computadores: Os computadores e os seus periféricos têm todos luzes de standby. Um computador em modo de suspensão também consome mais energia do que quando desligado.
Qualquer coisa que tenha um Carregador: Muitas pessoas carregam os seus dispositivos electrónicos durante a noite, o que não é recomendado. Deixar os seus aparelhos ligados durante a noite utiliza electricidade desnecessariamente e também é mau para a duração da bateria.
Pequenos Electrodomésticos de Cozinha: Não precisa de desligar os grandes electrodomésticos de cozinha. No entanto, os mais pequenos devem ser sempre desligados quando não estão a ser utilizados. Eles tendem a ter visores digitais e/ou luzes de espera.
Como Desligar Facilmente os Aparelhos
Ligar e desligar os seus dispositivos diariamente não é muito conveniente, mas pode facilitar o processo usando fichas triplas com interruptor ou fichas inteligentes.
Fichas triplas com interruptor
As tiras de alimentação são a opção mais simples. Elas são concebidas principalmente para lhe permitir ligar mais dispositivos numa única tomada e desligar tudo com um único interruptor. Isto torna-as ideais se tiver vários dispositivos para ligar todas as noites. Alguns interruptores de energia também incluem temporizadores que em alguns casos são úteis.
Utilize fichas Inteligentes
Entretanto as fichas inteligentes ligam-se a outros produtos domésticos inteligentes ou são usadas independentemente. Para poupar energia, elas permitem-lhe desligar os dispositivos automaticamente usando um temporizador e/ou desligá-los usando o seu smartphone. Algumas fichas inteligentes também medem a utilização elétrica. Por isso são produtos úteis para poupar eletricidade em geral.
Ao fazer tudo isto estará prevenido isto para o caso da conta da luz aumentar em julho.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!