Estamos a entrar numa nova era, em que as fabricantes já não querem saber da eficiência dos seus produtos tecnológicos. Especialmente a NVIDIA, que na última geração de placas, percebeu que tem um futuro um tanto ou pouco mais complicado, com o agigantar da AMD, e também da entrada da Intel no mundo das placas gráficas.
Dito tudo isto, se por acaso está a planear comprar uma das novas GeForce RTX 3090 Ti, mas ainda não conseguiu arranjar uma nova fonte capaz de suportar o conector 12VHPWR, bem, temos boas notícias para si… Não, o preço da placa gráfica não vai ser baixo, mas pelo menos, a NVIDIA vai incluir um adaptador na caixa da nova placa.
Consumos a sério? NVIDIA vai incluir adaptador com a RTX 3090 Ti
Portanto, como já dissemos algumas vezes na Leak.pt, a NVIDIA vai atirar a eficiência energética pela janela, para apostar tudo na performance, especialmente quando chegar a altura do lançamento das novas RTX 40. Mas, aparentemente, é também uma estratégia que vai dar um ar de sua graça já no imediato, com a RTX 3090 Ti. Uma placa gráfica que já traz suporte a um novo tipo de conector, para ter acesso a toda a energia que realmente necessita para oferecer a melhor performance do mercado.
Dito tudo isto, entretanto, como este conector ainda não é um padrão no mercado, a NVIDIA decidiu ‘oferecer’ o adaptador na caixa. Contudo, o próprio adaptador tem alguns requisitos importantes! Sendo um 3 para 1, ou seja, a sua fonte de alimentação tem de ter pelo menos 3 saídas PCIe de 8 pinos, de forma a conseguir levar 450W de energia para a nova RTX 3090 Ti.
Além de tudo isto, é preciso salientar que este tipo de adaptadores não permitem a comunicação entre a placa gráfica e a fonte de alimentação. Isso apenas irá acontecer nas fontes de alimentação ATX 3.0.
Em paralelo, isto também significa mais desarrumação dentro da caixa do seu PC, nomeadamente perto da placa gráfica… Aliás, isto até faz passar a ideia de que tudo isto foi um pouco feito em cima do joelho! Com o adaptador a não parecer ser bem pensado ao nível do design, ou da própria poupança de espaço. (No entanto, neste campo, a RTX 3090 Ti não é uma placa gráfica para os jogos, mas sim para workloads, e por isso, um mercado mais profissional… Onde a arrumação não é assim tão importante quanto isso.)
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Pronto para a RTX 3090 Ti? Ou vai esperar pelas novas RTX 40?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!