Como noticíamos hoje de manhã, a PlayStation 5 Slim está a vender bastante bem relativamente aquilo que a PS5 “normal” estava a vender antes de si. Porém, não está a ser capaz de igualar as vendas PlayStation 4 na geração passada! Por isso, vai muito provavelmente ficar abaixo das projeções dos analistas e até da própria Sony.
Entretanto, enquanto isto parece não ser um problema muito grave numa geração tão estranha, e tão impactada pela pandemia de COVID-19 como esta foi, a realidade é que isto tem consequências nefastas para a indústria no seu todo. Pode não ser para já, mas o mundo dos videojogos vai mudar, e vai ficar bastante mais caro!
Consolas: Preço dos jogos começa a ser um problema GRAVE!
Portanto, o facto de as vendas não serem incríveis no mundo das consolas não é ainda um problema grave para a indústria, mas, num futuro breve, pode vir a ser algo com um forte impacto no mercado.
De forma mais concreta, estamos a falar da próxima geração de consolas, que deverá contar com a PS6 e Xbox Next. Uma geração que verdade seja dita, não está assim tão longe quanto isso.
Afinal de contas, as consolas PS5 e Xbox Series S/X foram lançadas em 2020, e como tal, até já ultrapassaram o marco da meia vida, especialmente porque a atual geração de consolas não deverá ter um ciclo de vida tão longo comparativamente às restantes gerações.
Qual é o problema?
De forma muito resumida, não existem consolas suficientes nas casas dos jogadores para os estúdios recuperarem o seu investimento.
A PlayStation 5 é obviamente a consola líder de mercado, porém, parece cada vez mais certo que nunca irá chegar às 100 milhões de unidades vendidas até 2026. Sim, muitos estúdios estão a apostar no “port” de jogos para as consolas Xbox e também para o PC, mas isso, no final do dia, acaba por não ser uma fatia muito significativa do mercado de videojogos.
Porquê todo este “stress”? É muito simples… O custo de desenvolvimento está completamente fora de controlo!
Isto é algo que já sabiámos, mas foi recentemente confirmado através do “leak” de informação da Insomniac. Custos que não são sustentáveis a médio-longo prazo, especialmente sem um aumento do preço dos jogos para o consumidor final.
Aliás, é um pouco por aqui que temos cada vez mais argumentos no lado das grandes empresas do mundo dos videojogos, a mencionar que os preços vão ter de subir. Um problema muito grave para os jogadores… Porque é cada vez mais provável que as gigantes apontem para os 100€ como o preço base de qualquer jogo minimamente apetecível!
Por enquanto, tudo indica que o ano de 2023 foi muito bom. Uma tendência que deve continuar para a Sony e a sua PS5 durante o ano de 2024. O que muito se deve a lançamentos importantes como Final Fantasy VII Rebirth, Rise of the Ronin e Silent Hill 2 Remake. Tudo jogos que deverão resultar em mais consolas vendidas.
Mas… a Indústria está a mudar! Estão a começar a aparecer demasiados problemas, e tudo indica que vamos ter de sofrer um novo aumento de preço agressivo nos jogos.
Provavelmente não nesta geração, mas a próxima vai ser a doer…
Antes de mais nada, partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo! Acha que há espaço para aumentar preços? Ou já estamos no limite?
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!