Consolas Portáteis: Como estão os números? Quem domina?

Quando se fala de consolas portáteis, é muito fácil começar a pensar na Nintendo e nas suas consolas portáteis que andam a dominar o mundo do gaming mobile há várias gerações. Mas, a Nintendo Switch já não está sozinha no mercado há vários anos.

Sabe quem é que anda a ter um profundo impacto no mercado? É a Steam Deck!

Consolas Portáteis: Como estão os números? Quem domina?

comprei uma steam deck em 2025. foi uma boa ideia?

Portanto, caso não se lembre, a Valve lançou uma consola em 2022 que teve facto a capacidade de mudar o mercado para sempre. Aliás, se existem rumores, e até algumas certezas, por parte de uma Sony e de uma Microsoft prontas a lançar consolas portáteis, é algo que muito se deve ao sucesso da Steam Deck no mercado.

No meio de tudo isto temos ainda de falar da ASUS ROG Ally, da Lenovo Legion Go, da MSI Claw, entre muitas outras consolas, quase todas elas com especificações técnicas superiores à Steam Deck da Valve.

Mas, quem domina a “coisa”… É mesmo a Valve!

A IDC fez um estudo de mercado e chegou à conclusão que em 2022 se venderam 1.62 milhões de consolas portáteis, um número que cresceu para 2.87 milhões de unidades em 2023, e por alguma razão caiu para 1.485 milhões de unidades em 2024.

Números que obviamente deixam a Nintendo Switch de lado, mas englobam as já mencionadas Steam Deck, ROG Ally, Legion Go e ainda a MSI Claw.

Tudo isto significa que em 3 anos, cerca de 6 milhões de consolas portáteis foram vendidas aos consumidores, sendo esperado um acrescento de cerca de 2 milhões em 2025. Mas, apesar do facto de a Steam Deck ter começado a tendência, e de ser a consola mais fraca, é também aquela que mais vende.

Das 6 milhões de consolas vendidas, 4 milhões vieram dos armazéns da Valve. O que por sua vez demonstra que os utilizadores não querem performance pura e dura. Querem sim um “pacote” que resulte, que seja eficiente, e que por isso mesmo não dê grandes dores de cabeça.

Todas as outras consolas têm chips mais poderosos, mais memória, mais bateria, etc… Mas são quase todas elas baseadas no Windows, e infelizmente, isso não resulta no mundo do gaming. Uma consola tem de ser algo muito simples e direto de ser utilizado. Caso contrário não convence.

Aliás, isto dá ainda mais força ao projeto da Valve de levar o Steam OS (Sistema Operativo que dá vida à Steam Deck) a outras plataformas já durante este ano de 2025. Pode mudar por completo o panorama das consolas portáteis.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
Html code here! Replace this with any non empty raw html code and that's it.